6 MESES: Hora de comer?

introducao-alimentar-dra-larissa-trivelato-pediatra-goiania

Duvidas na Introdução Alimentar do seu bebe

Quando chegam os 6 meses (ou até antes, infelizmente) a família toda quer dar comida para o bebê. É um marco na vida da criança e todos estão curiosos para ver como ela vai reagir a cada sabor, textura e cheiro.

Nesse momento surgem muitas dúvidas e questões que devem ser respondidas antes de iniciarmos a Introdução Alimentar.

Vou colocar aqui algumas dúvidas que recebo diariamente no consultório e podem ser a sua ou a de alguém que você conhece.

O QUE VOCÊ RECOMENDA COMPRAR PARA A INTRODUÇÃO ALIMENTAR?

Um cadeirão ou cadeira de alimentação que de fixe a uma cadeira pesada, um kit de colher e um prato de ventosa. Apenas isso.

POSSO USAR AQUELA “CHUPETA ALIMENTADORA” COM FRUTAS OU LEGUMES?

Não, ela é contraindicada e não existe nenhum motivo para usá-la. Além de anti-higiênica ela não permite que a criança explore a textura real do alimento piorando a seletividade, a criança absorve apenas o caldo ou seja o açúcar da fruta e perde as fibras.

POSSO COMECAR COM UMA FRUTINHA ASO 5 MESES?

Não! A Introdução Alimentar deve iniciar após os seis meses, quando o existe maturidade do sistema neuropsicomotor, digestivo e renal. Sob o risco de engasgo, dificuldade de aceitação, maior seletividade, má digestão, infecções, entre outras …..

QUANDO POSSO DAR AÇÚCAR?

Quando mais você puder adiar melhor. Idealmente após os 3 anos, mas no mínimo após os 2 anos. 

PODE POR SAL NA COMIDA?

Não. Devemos criar hábitos saudáveis, a criança precisa conhecer o gosto real dos alimentos. Além de aumentarmos o risco futuro de hipertensão, modulamos as papilas gustativas para sabores pais acentuados o que não é vantajoso.

ENTÃO QUE TEMPEROS USAR?

Temperos naturais como alho, cebola, salsa, cebolinha, coentro, açafrão, … Exceto pimenta.

TEM ALGUM ALIMENTO PROIBIDO?

Sim . Por exemplo: castanhas inteiras, em pedaços ou mastigadas; pipoca (liberada a partir dos 4 anos), industrializados, enlatados, conservas, embutidos (salsicha, salame, presunto), açúcar, frituras, sal, pimenta, café, suco mesmo os de fruta / água de coco, mel, refrigerantes, cacau chás, canela e carnes cruas.

PODE DAR O FEIJÃO OU SÓ O CALDINHO?

Não tenha medo do feijão ele deve ser usado inteiro nas refeições precisamos só lembrar de amassar bem com o garfo. Antes do preparo do feijão lembre-se de deixá-lo 24 horas de molho e trocar a água para o cozimento.

Devemos sempre estimular uma alimentação saudável e in natura onde a prioridade seja o descascar e não o desembalar.

É muito mais simples do que imaginamos, não precisamos de muitos preparos ou alimentos complexos. Pense na alimentação de um adulto saudável (sem radicalismos), é isso que as nossas crianças precisam para crescerem com uma boa relação com a comida e com o seu corpo.

Tenha em mente que O OBJETIVO DA INTRODUÇÃO ALIMENTAR É NUNCA PRECISAR DE UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR.

Por:

  • capilife dr domingos coelho transplante capilar
Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também