Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia (WFMT, 2011), a “Musicoterapia é a utilização da música e dos elementos musicais (ritmo, melodia e harmonia) em um processo capaz de facilitar e promover a comunicação, socialização, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas”.
As sessões podem ser realizadas individualmente ou em grupo, em que paciente e musicoterapeuta, diante de um processo terapêutico e uma demanda específica, podem cantar, tocar, improvisar e compor.
As experiências musicais e atividades acontecem de acordo com o ritmo de cada um, pois o respeito aos limites e o conhecimento sobre a sua Identidade Sonora é fundamental para o desenvolvimento.
Veja também -> Entenda como fazer reposição hormonal
Como a Musicoterapia atua em nosso cérebro?
A música tem o poder de ativar nossas emoções mais positivas, consequentemente estimulando nosso cérebro. Esses estímulos são trabalhados de modo que auxiliam na melhora do humor, da atenção, da concentração e da memória, pois são capazes de tocar em lembranças profundas.
Os benefícios da Musicoterapia no desenvolvimento, aprendizagem e reabilitação têm se mostrado muito eficazes e já comprovados por diversos estudos científicos publicados, os quais observam um significativo desenvolvimento dos pacientes nas sessões, melhor desempenho em suas sensações corporais e na capacidade de melhor expressar suas emoções.
Instituto Vida Sonora – Promovendo Saúde por meio da Musicoterapia
Um sonho de anos: espaço para poder cantar, tocar e se expressar. Através das experiências musicais e das abordagens e técnicas da Musicoterapia, há melhora na qualidade de vida, pois a música possui um poder curativo e age diretamente no ser humano e no meio que vive.
Nosso projeto foi idealizado pela musicoterapeuta Kelly Tobias, com o objetivo de oferecer ações que possibilitem o desenvolvimento e a melhora do indivíduo nos âmbitos: emocional, físico, intelectual e comportamental.
Por meio da arte na saúde, acreditamos que o indivíduo pode expressar não só com palavras, aquilo que sente e pensa. Para isso o profissional musicoterapeuta atua fortemente no processo de ressignificação e busca de sentido.
Aqui no Instituto Vida Sonora contamos com uma equipe de Musicoterapeutas graduados e pós-graduados que atuam em diversas áreas da profissão, com o que há de mais criativo e inovador para a integração e expressão do ser humano por meio da música, pois acreditamos que a arte e a música são ótimas mediadoras para a realização desse trabalho.
Nossos atendimentos musicoterapêuticos são individuais ou em grupo para todas as faixas etárias e para diferentes demandas como:
- Stress;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Alzheimer;
- Autismo;
- Síndrome de down;
- Demência;
- Reabilitação pós AVC.
É importante ressaltar que o Musicoterapeuta é um profissional com Graduação e/ou Pós-Graduação em Musicoterapia, em uma Instituição regulamentada pelo MEC. Entre em contato para tirar suas dúvidas e saber mais sobre como a musicoterapia pode ajudar você ou quem você ama!
Por: Kelly Tobias
Musicoterapia