Síndrome do intestino irritável: sintomas, causas e tratamento

Síndrome do intestino irritável sintomas, causas e tratamento

A SII (Síndrome do Intestino Irritável), é com frequência confundida com a intolerância à lactose ou ao glúten. Por este motivo o diagnóstico tem que ser específico para intolerâncias, diferentes tipos de colites e infecções que podem ser bacterianas ou virais.

Ela também poderá também ter características diferentes conforme cada paciente, pois poderá ser crônica que além de durar muito tempo e ser necessário acompanhamento médico poderá ser também passageira, onde o paciente após evacuar deixa de sentir os sintomas, pois foi uma irritação moderada a leve.

No caso de pacientes que apresentam os sintomas de dores de barriga, diarréia, constipação, náusea, indigestão, refluxo ácido, cólicas, mal estar, perda de apetite, gases e até mesmo inchaço devem se consultar com médico pois estes sintomas indicam a SII Síndrome do Intestino Irritável que é um distúrbio crônico do trato digestivo. Uma condição crônica que afeta o intestino grosso que poderá durar anos ou a vida inteira.

Nestes casos é indicado a consulta na especialidade de gastroenterologista ou mesmo um clínico geral que também poderá constar a SII.

Apesar de não existir um exame específico para confirmar a Síndrome do Intestino Irritável, é possível que no exame de sangue e fezes ajude a constatar e também descartar outras doenças. Os médicos também poderão solicitar uma colonoscopia e exames de imagens.

Possíveis causas da Síndrome do Intestino Irritável (SII)

Uma causa específica ainda não foi informada pela medicina, porem foi constatado que o consumo de refrigerantes, leite e seus derivados, frituras, glúten, álcool ou bebidas gaseificadas, podem causar ou agravar a Síndrome de Intestino Irritável. Outros alimentos como feijão, cebola, abacate, centeio, alho, couve, manga, café, chocolate, chá preto, corantes artificiais entre outros podem também agravar os sintomas da Síndrome.

A alteração da microbiota intestinal poderá ser uma possível causa, pois é necessário um equilíbrio dos microrganismos devido a milhares de bactérias que vivem no intestino humano, pois participam do processo de digestão dos alimentos.

A inflamação no intestino poderá durar de 05 a 15 dias se for por causa de vírus ou bactéria e poderá se curar sozinha na maioria dos casos. No caso da Síndrome é necessário diagnóstico médico e tratamento adequado.

Como é o tratamento da Síndrome do Intestino Irritável (SII)

O tratamento irá variar de cada caso, pois para alguns somente com controle de dieta, sendo esta rica em fibras e exercícios físicos, será possível a melhora. Para outros será necessário uso de medicamentos como laxantes, antidiarreicos, analgésicos, antibióticos e suplementos alimentares. Também é indicado terapias.

Os tratamentos sejam pela medicina tradicional ou não deverão ser receitados pelos médicos, ou gastroenterologista, clínico geral ou nutricionista para curar, ou melhorar a qualidade de vida, diminuindo as crises e dores. 

A Nutricionista poderá passar alguns alimentos para aliviar a SII – Síndrome Intestino Irritável ou prevenir crises, como legumes, verduras, algumas frutas como mamão, melão e uvas, proteínas encontradas na carne, peixe, frango e ovos. Indicam também comer nozes, pinhão, amendoim, aipim, batata doce, inhame entre outros. A nutricionista irá receitar uma dieta anti-inflamatória para aliviar a mucosa do intestino e também para regenerar a área afetada.

Poderá ser também indicado probióticos para a microbiota intestinal. O ômega 3 também possui propriedades anti-inflamatórias.

É de extrema importância ter uma alimentação saudável, para evitar que a síndrome se agrave.

Caso o paciente opte por um tratamento fora a medicina tradicional com remédio, existe a terapia cognitiva comportamental indicada para aliviar o estresse, depressão e ansiedade. Outra opção é a hipnoterapia, onde induz o paciente a um estado profundo de relaxamento, aliviando as dores e consequentemente uma melhora na qualidade de vida.  

Para um tratamento natural temos também a opção de plantas com propriedades anti-inflamatórias como a Hortelã, erva-baleeira e guaçatonga que poderá ser consumida como chás ou também através de vaporizador de ervas para aliviar os sintomas da síndrome. 

Conclusão

Com o surgimento de sintomas, sejam quais forem, deve ser procurada orientação médica, fazendo um diagnóstico o quanto antes para confirmarem a doença e seu melhor tratamento. 

No Brasil, existe a lei de atendimento preferencial, tanto para pessoas idosas e crianças como também para aquelas pessoas que chegam a um pronto socorro, hospitais e clínicas com dores, febre e sintomas graves. 

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma doença que afeta o sistema digestivo do paciente. 

Apresenta vários sintomas e nenhuma causa específica. Apresenta graus de infecções baixas que podem durar de 05 a 15 dias por serem bacterianas ou virais ou graus mais elevados que podem durar muitos anos ou a vida inteira. 

O estresse, ansiedade e má alimentação podem desencadear a SII. 

Não existe uma cura definitiva para a SII, somente tratamentos com remédios pela medicina tradicional, dietas alimentares, probióticos, terapias comportamentais para alívio do estresse, depressão e ansiedade ou tratamentos naturais com chás e ervas utilizando o vaporizador de ervas que pode ser uma opção mais natural.

Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também