Os avanços da Odontologia moderna trouxeram diversas opções de tratamento para reabilitar pacientes com ausência de dentes naturais. O cuidado com a saúde, a estética, o aumento da expectativa de vida, a melhora da autoestima e o fortalecimento da educação odontológica levaram a população a procurar cada vez mais por saúde bucal.
Mais pessoas estão procurando substituir as próteses removíveis por implantes dentários.
O aumento nos tratamentos associados a implantes foi resultado da insatisfação dos pacientes com a falta de dentes e o desconforto das próteses parciais removíveis e totais. Hoje, com a evolução das técnicas cirúrgicas, a melhoria da qualidade do implante, o avanço dos métodos de diagnóstico e o maior conhecimento da anatomia e fisiologia dos tecidos envolvidos, a reabilitação oral de pacientes com próteses fixas a implantes tornou-se um método previsível, seguro, eficaz, rápido e mais confortável, com ótima satisfação estética e funcional, levando o paciente à melhora da autoestima, qualidade de vida e convívio social.
Como é realizado a cirurgia de Implantes Dentários
A técnica cirúrgica realizada para instalar os implantes depende de uma criteriosa avaliação da saúde e necessidade do paciente. Quando bem indicada e executada por um profissional capacitado, cuidadoso e experiente, os resultados são os mais naturais possíveis.
São basicamente duas técnicas principais:
- Técnica Cirúrgica Convencional;
- Técnica Cirúrgica de Carga Imediata.
A técnica cirúrgica convencional é realizada em duas etapas e demora um pouco mais. A primeira etapa é a cirurgia para a instalação do implante, a segunda etapa cirúrgica é a de reabertura para colocar a prótese fixa ao implante. Após a instalação dos implantes, é necessário esperar em média 4 meses na mandíbula e 6 meses na maxila para colocar a prótese fixa ao implante e voltar a sorrir.
Já na técnica cirúrgica de Carga Imediata, permite instalar o implante e a prótese na mesma sessão ou em até 72 horas.
Na opção pela técnica por Carga Imediata, a exigência do paciente está voltada principalmente para agilizar o término do tratamento, e resgatar a sua autoestima e confiança para voltar a sorrir. Esta técnica consiste na instalação de implantes e prótese em até 72 horas, com o paciente recuperando imediatamente sua função mastigatória e estética.
O implante dentário através da técnica de Carga Imediata já vem sendo bastante utilizada nos últimos anos, oferecendo segurança e boa previsibilidade de sucesso.
“É importante lembrar que para realizar a técnica de carga imediata, é necessário um planejamento cuidadoso e preciso das condições biológicas do paciente, tal como: quantidade e qualidade óssea, não sendo portando indicado em todos os casos”, orienta o Dr. Rogério Ferreira, já com 20 anos de experiência clínica em cirurgia e estética.
Por: Dr. Rogério Ferreira da Silva
Cirurgião Dentista
CRO/GO: 5333