EMAGRECIMENTO e OBESIDADE: Qual o melhor caminho!

tratamento-obesidade-dr-murillo-brandao-nutrologo-goiania

“Existem hoje mais de 1 bilhão de pessoas com obesidade no mundo, e no Brasil quase 60% da população está acima do peso.”

A notícia positiva é que estamos vivendo uma fase de ouro na abordagem e tratamento da obesidade. Novas classes de drogas estão levando a resultados nunca vistos na história, praticamente se igualando a perda de peso da cirurgia bariátrica.

Essas novas drogas, além da perda de peso, vêm reduzindo mortes cardiovasculares, doenças renais e doenças osteoarticulares.

Só que a evolução não para por aí. Uma frase que sendo no meio científico é: “one size does not fit all”, ou seja, “um tamanho não serve para todos”. Isso reflete a necessidade de buscarmos realmente personalizar o tratamento, a fim de adaptarmos as necessidades específicas do indivíduo no que tange as características metabólicas, comportamentais, psicológicas e ambientais. Nesse sentido, buscamos a identificação de fenótipos relacionados a obesidade e dessa forma obteremos melhores resultados.

O que significa os fenótipos no tratamento da obesidade?

O fenótipo é a expressão observável das características genéticas de um organismo, influenciada tanto pela genética (genótipo) quanto por fatores ambientais.

Um estudo publicado pelo Dr. Andres Acosta, Médico da Mayo Clinic, trouxe luz sobre esse tema, onde se direcionou a escolha de medicamentos pela identificação de fenótipos e com isso houve quase o dobro da perda de peso comparado com o tratamento convencional.

Esse tipo de tratamento já pode ser feito no Brasil?

Já está sendo feito sim. Nós, basicamente estamos fazendo o protocolo da Mayo Clinic com identificação desses fenótipos. Com a Calorimetria Indireta verificamos a taxa metabólica basal e queima de gordura, fazemos também, a análise de composição corporal e da área de gordura visceral por Bioimpedância Octapolar Multifrequencial e através da entrevista clínica e questionários buscamos identificar fenótipos comportamentais.

O que é Calorimetria Indireta?

Nesse exame sabemos se a pessoa tem o metabolismo lento ou não. Ao contrário do que muita gente imagina, a gordura é eliminada através da respiração. E através da captação de o2 e co2, sabemos de maneira precisa a taxa metabólica basal. Temos também um Foto Scanner 3D, que faz centenas de medidas para acompanhar a evolução do paciente.

Existe tratamento definitivo para a Obesidade?

É importante as pessoas saberem que não existe uma “bala mágica” que você usa e resolve o problema. Mesmo na cirurgia bariátrica, o tratamento nunca termina. Inclusive hoje o tratamento com medicamentos e abordagens comportamentais, auxiliam pessoas que reganharam peso na cirurgia bariátrica a perderem peso.

Temos recursos inéditos para tratar a obesidade, mas é fundamental que o paciente tenha em mente que o tratamento passa pela mudança de estilo de vida, e isso, ele deve seguir para sempre.

Por:

  • orion-business-goiania-revista-mais-saude
Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também