O que é a Medicina Integrativa e como ela transforma a vida das pessoas?

medicina-integrativa-dr-devanir-negueira-goiania

A medicina integrativa é a área da medicina que avalia e visa tratar o indivíduo de forma holística, global; de modo integrado e humanizado. O médico avalia o paciente não só buscando tratar doenças. O estilo de vida, perfil emocional, psicológico, social, espiritual e o bem estar geral são minuciosamente avaliados.

O médico integrativo tem um perfil de clinico geral e busca através dos exames detalhados e história clinica detalhada, proporcionar ao paciente melhora dos sintomas, bem como a melhora do bem estar geral; da qualidade de vida, do padrão do sono, da ansiedade e até mesmo da depressão.

No momento atual a medicina está super especializada. O médico geralmente não é só especialista, mas muitas vezes sub especialista. Há um lado bom nesta questão, visto que o médico entende a fundo daquele assunto. Por outro lado, muitas vezes o paciente não tem uma queixa específica, e sim vários sintomas de sistemas diversos do corpo, e o sub especialista não consegue resolver ou orientar. É aí que entra a Medicina Integrativa.

Diagnósticos e a importância da Anamnese

Os estudos científicos atuais demonstram que a maioria das doenças tem como causa o fator psicossomático (emocional), porém, infelizmente, a maioria dos médicos estão preparados para tratar os pacientes baseados principalmente em resultados de exames, e não fazem uma boa anamnese para entender como é o estilo de vida, o perfil emocional, social e espiritual da pessoa, e é aí que a medicina começa a falhar.

Há muitos diagnósticos que só são feitos corretamente através da escuta prolongada das queixas do paciente, e através dessa escuta se faz uma tradução de evidências científicas para a prática clínica, mas isso depende de um médico com ouvido bastante experiente, que saiba fazer as perguntas certas, obtendo assim, um diagnóstico correto e consequentemente um tratamento assertivo.

A maioria dos médicos atendem o paciente em menos de 20 minutos em sua primeira consulta, o que torna impossível chegar a um possível diagnóstico correto. Ademais, é ilusória a ideia que robôs em inteligência artificial vão substituir um profissional de saúde experiente, humano e espiritualizado. A Tecnologia consegue alavancar os resultados, porém, ela é coadjuvante, nunca a protagonista.

Um profissional de saúde que trabalha com excelência nunca será substituído; e o médico integrativo, que olha além dos sintomas físicos e considera a particularidade de cada paciente, será cada vez mais necessário e requisitado. Procure sempre por ajuda médica especializada!

Por:

  • dra-gabriela-cardoso-trie-orion
Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também