A Escoliose é uma curvatura lateral da coluna vertebral formando um C ou um S. Que pode causar dor, fadiga, limitações físicas e dificuldade respiratória. Ela pode ser estrutural ou funcional. Podendo afetar pessoas de todas as idades, mas a descoberta mais comum é na adolescência, quando o crescimento rápido do corpo pode fazer a curva da coluna ser mais percebida. Cerca de 2% da população é afetada por essa deformidade.
Alguns sinais e sintomas são mais comuns, como: Má Postura (colocar a mochila de um lado só do ombro não é uma boa opção), Desigualdade nas Alturas dos Ombros (um ombro pode parecer mais alto que o outro) e Rotação da Coluna Vertebral (em casos mais avançados, a coluna vertebral pode girar e levar a uma diferença na caixa torácica).
A prevenção é o melhor a ser feito!
A atividade física é o melhor tratamento, e para não deixar os músculos fracos o pilates é uma excelente opção, tanto para tratamento, quanto para prevenção, pois com ele é possível trabalhar os músculos mais internos do corpo, responsáveis pela nossa sustentação corporal, além de trabalhar também a mobilidade.
Alguns dos benefícios do pilates para a escoliose juvenil são:
1. Prevenção da progressão da curvatura;
2. Melhora da postura;
3. Redução da dor;
4. Melhora da flexibilidade e mobilidade;
5. Aumento da autoestima.
Como o Pilates é adaptado para a escoliose juvenil?
Através de uma avaliação individualizada, o instrutor experiente consegue determinar a gravidade da escoliose e identificar as áreas mais críticas, definindo os exercícios que atenderão as principais necessidades. Geralmente, na escoliose juvenil, o trabalho tem grande foco na estabilização, com o objetivo de evitar uma exacerbação da curvatura.
Vale ressaltar que o trabalho em equipe é fundamental, onde o instrutor de pilates conta com outros profissionais de saúde, como ortopedistas ou fisioterapeutas, para garantir que o programa de exercícios seja seguro e eficaz.
Vários estudos e pesquisas demonstram a eficácia do pilates no tratamento da escoliose juvenil. Por exemplo:
– Um estudo publicado no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy encontrou que o Pilates foi eficaz em reduzir a curvatura da coluna vertebral em jovens com escoliose.
– Outro estudo publicado no Journal of Pediatric Orthopedics encontrou que o Pilates foi eficaz em melhorar a postura e reduzir a dor em jovens com escoliose.
O Pilates pode ser uma forma eficaz de tratamento para a escoliose juvenil, ao fortalecer os músculos que suportam a coluna vertebral, melhorar a postura e reduzir a dor. É importante encontrar um instrutor de pilates experiente que possa adaptar o programa de exercícios às necessidades específicas do jovem com escoliose, além disso, é fundamental trabalhar em equipe com outros profissionais de saúde para garantir que o tratamento seja seguro e eficaz.
Por: