A Revolução dos Medicamentos para Emagrecer:

tratamento-obesidade-dr-murillo-brandao-nutrologo-goiania

Perdas de peso semelhantes a da cirurgia bariátrica.

Estamos em uma era inédita de perda de peso com novos medicamentos para a obesidade. Mas existe uma grande diferença entre os resultados obtidos nos estudos científicos, para aqueles do mundo real.

Um estudo recente comparou essas situações, e, o que se observou foi que, quando o uso da medicação é feito juntamente com o devido acompanhamento médico, houve uma perda maior que o dobro daquela obtida sem acompanhamento. Pois, além de mais eficácia na perda de peso, é possível fazer o manejo de efeitos colaterais e afastar situações de risco para a saúde.

Se hoje está sendo possível obtermos perda de peso semelhante à da cirurgia bariátrica, se faz necessário analisar a qualidade dessa perda, se é de gordura ou músculo.

Em nosso plano de acompanhamento, nós fazemos a avaliação da composição corporal, com a bioimpedância, para monitorar não só a quantidade de gordura, mas a localização e o tipo dessa gordura. Pois a gordura visceral está relacionada diretamente com o diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. Muitas pessoas tem o peso normal, mas excesso de gordura visceral. Isso acaba sendo muito prejudicial à saúde.

“É aquele clássico biotipo da barriga de chope, com braços e pernas finas. Muitas vezes mais nocivo do que uma pessoa com obesidade e concentração maior da gordura nas pernas e braços “

Além da gordura, uma preocupação que surge com essas grandes perdas de peso é a perda de massa muscular. Conseguimos monitorar tanto a quantidade total de músculo, como a de membros e tronco, para implementar estratégias que possam minimizar e/ou evitar perda de massa muscular.

Também respondemos uma clássica pergunta: Será que meu metabolismo é lento, e por isso tenho dificuldade de perder peso?

Para termos essa resposta e entender se o metabolismo da pessoa é lento ou não, nós fazemos o exame de calorimetria indireta. Esse exame também nos permite uma abordagem precisa na necessidade de ingestão energética e se a pessoa está queimando a quantidade ideal de gordura.

“Para perder peso, é imprescindível termos um déficit energético, ou seja, comer menos do que você gasta, e a calorimetria é o exame padrão ouro, que determina quanto você tem que gastar para ter uma perda precisa de peso!”

Também utilizamos um foto scanner corporal 3D, que estabelece dezenas de medidas que serão importantes para termos métricas precisas na evolução do paciente. Essa ferramenta vem sendo uma importante aliada no diagnóstico e acompanhamento da paciente com Lipedema, onde ocorre um depósito de gordura característico, com maior concentração da gordura nos quadris e coxas.

Seguimos uma linha inspirada na pesquisa realizada pela clínica Mayo, onde se buscou identificação de determinados fenótipos relacionados com a obesidade. Buscamos avaliar, além do fenótipo metabólico, onde a pessoa tem o metabolismo lento ou não, fenótipo de composição corporal e fenótipos relacionados a padrões alimentares.

“O Dr. Acosta, da clínica Mayo, publicou um estudo emblemático utilizando essa identificação de fenótipos e direcionando o tratamento farmacológico, onde obteve quase o dobro de perda de peso comparado com uso de medicamentos sem essa estratégia. Algo extremamente impactante.”

Lembrando que a automedicação pode trazer riscos sérios e mascarar outras condições de saúde. Por isso, contar com um profissional capacitado é essencial para um tratamento eficaz, seguro e duradouro. Busque sempre auxílio médico!

Por:

  • capilife dr domingos coelho transplante capilar
Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também