A Genética e Epigenética na mira do Rejuvenescimento Facial e Remodelação Corporal

genetica-envelhecimento-rejuvenecimento-andrielle-fernandes

Nossos genes não possuem o poder de definir o nosso destino!

A Genética em si só não é sobrenada, contudo entender como os genes podem influenciar no funcionamento do corpo e no cuidado com a pele pode evitar o surgimento de cicatrizes, manchas, rugas, flacidez, entre outros ao longo dos anos.

Ter em mãos as informações sobre como o seu DNA pode impactar no seu processo de envelhecimento e estar alinhada com uma profissional gabaritada nessa temática, pode te ajudar a retardar os incômodos sinais senis em 10 até 20 anos.

Tomar posse do conhecimento do que a sua genética prevê para o seu futuro te possibilitará criar novos hábitos saudáveis e mantê-los ao longo de sua vida.

Viver é uma dádiva e quando o corpo e mente estão saudáveis, tudo flui muito melhor de forma invariável por todas as etapas da vida, incluindo a fase do processo natural do envelhecimento após os 25 – 30 anos.

O envelhecimento da pele envolve vários processos biológicos, e tem relação direta com o seu DNA, que interferem significativamente na aparência humana. Mesmo as células da pele contendo a mesma informação genética (o mesmo DNA), elas podem se apresentar de forma diferente uma das outras, isso porque as células respondem a uma imensa variedade de estímulos ambientais (sol, poluição, calor, tabaco), o que culmina em diferentes manifestações observáveis no organismo humano, sem que, no entanto, ocorram modificações na sequência direta do DNA que está localizado dentro das células. 

O risco de desenvolver acne, surgir flacidez palpebral grave, calvície, predisposição para desenvolver rugas faciais, maior ou menor predisposição para sensibilidade aos raios ultravioleta / solares, predisposição para níveis de vitamina C, D, E e cálcio, por exemplo, esta diretamente ligado ao comportamento do funcionamento do seu DNA e das suas escolhas diárias, aquele seu modo de levar a vida.

A prevenção contra o fotoenvelhecimento, contra o surgimento de manchas e rugas são cruciais para as pessoas que desejam envelhecer bem, ou seja, passar pelos anos de forma saudável, mantendo tanto o bem-estar físico, como manter o corpo em boas condições, prevenindo doenças crônicas, mantendo a mobilidade e a força, e gerenciando qualquer condição de saúde existente; quanto o mental que inclui a memória, a clareza de pensamento e a capacidade de enfrentar desafios emocionais.

Outra vertente dentro da genética que afeta diretamente o retardo do envelhecimento, rejuvenescimento facial e a remodelação corporal são os genes específicos que auxiliam na saúde emocional. Sentir-se feliz, satisfeito e em paz, mantendo relacionamentos saudáveis e uma rede de apoio social, faz toda a diferença para a independência pessoal de realizar suas atividades diárias, exercícios físicos e cuidar de si mesmo com atenção pelo maior tempo possível.

Portanto, entender sua genética, seus genes ativos ou silenciados, auxiliará na identificação dos cuidados necessários para sua pele, tonicidade muscular, firmeza dérmica, humor, hábitos e até mesmo hobbies.

Além disso, elementos ambientais podem afetar as características da sua pele.

Nós, seres humanos, somos o produto de interações entre as informações contidas nos nossos genes com as interações dos fatores do meio ambiente em que estamos inseridos, que vai desde a nutrição que optamos, à prática ou não de exercícios físicos, o estilo de vida e o formato mental que cultivamos para manter o nosso autocuidado em dia ou não. Todos esses fatores juntos se conectam para ditar quais serão os principais ativadores ou silenciadores dos mecanismos epigenéticos que regem a idade biológica de cada pessoa.

A epigenética é um campo científico que tem crescido consideravelmente por oferecer respostas à interação entre a estrutura genética e o ambiente. Com a epigenética podemos pesquisar como as experiencias vividas no dia a dia podem ser capazes de gerar transformações tão profundas nas pessoas, mesmo que isso signifique alterar a função normal do DNA, sem mudar sua estrutura.

Os fatores epigenéticos podem simultaneamente serem promotores e/ou aceleradores dos principais sinais visíveis da idade.

Vale ressaltar que a nossa idade biológica nada tem a ver com a nossa idade cronológica; a primeira, a idade biológica se refere ao estado real do corpo, incluindo a saúde e a vitalidade, enquanto a idade cronológica é simplesmente a quantidade de anos que uma pessoa viveu desde o momento do seu nascimento.

Diante disso, as pesquisas cientificas e as inovações tecnológicas estão empenhadas em alcançar resultados promissores e significativos nos tratamentos para retardo do envelhecimento e rejuvenescimento que tragam naturalidade espontaneidade e leveza no olhar e expressões faciais, marcando o início da nova era de tratamentos personalizados que permitem atuar sobre esses fatores epigenéticos e ressincronizar os processos naturais de proteção e reparo da pele.

Além de corrigir os efeitos visíveis do envelhecimento como rugas tanto as finas quanto as mais profundas, recuperar a densidade da pele juntamente com a firmeza do tecido cutâneo, e ainda proporcionar uma pele mais renovada, firme, luminosa, macia e visivelmente rejuvenescida.

Esse é o objetivo dos tratamentos que tem a epigenética como foco para o retardo e rejuvenescimento facial.

Já sabemos que a medicina personalizada foi primordialmente inserida nas práticas clínicas da Oncologia, que lançaram mão das terapias-alvo de genes específicos. Contudo, com os avanços científicos, juntamente com o mapeamento genético foi possível identificar genes envolvidos no processo de envelhecimento celular, o que impulsionou uma ampla visão na abordagem terapêutica em diferentes áreas da medicina, chegando à Saúde Estética Avançada Integrativa.

Neste contexto, sabe-se que os principais sinais visíveis da idade inferem significativamente na aparência humana, já que a pele sofre as consequências diretas dos vários processos biológicos envolvidos no processo do envelhecimento humano.

Cada pele é única.

Cada pessoa tem uma pele personalizada, com características próprias, quanto à pigmentação, textura, elasticidade, luminosidade, viçosidade e radiância cutânea.

Além de todas essas particularidades, devemos levar em consideração a realidade que te rodeia e quem você é realmente quando o assunto é autocuidado, pois esses fatores influenciam grandiosamente na qualidade da nossa saúde corporal e consequentemente, na aparência da nossa pele. Indubitavelmente, o conjunto de todos esses fatores e consequências implicam diretamente no processo de envelhecimento natural de cada pessoa.

Vale ressaltar então, a importância de cada escolha feita no dia-a-dia, dos hábitos, costumes pessoais e familiares que perduram de gerações a gerações.

Por isso, podemos afirmar com tranquilidade que: – O DNA não definem o nosso destino!

Como dito acima, temos predisposições genéticas, aquelas que podem ser identificadas através dos exames genéticos, como aqueles que orientamos aqui no consultório. A partir do momento que temos em mãos o resultado de perfil genético para pele, por exemplo, entenderemos como a genética do meu paciente pode influenciar no seu cuidado com a pele, como a predisposição para desenvolver acnes, ou alto risco para o fotoenvelhecimento precoce ou ainda, a relação do DNA do meu paciente com o risco de surgimento de manchas e rugas.

Adquirir as informações contidas no DNA, mais especificamente nos cromossomos e genes específicos relacionados à essas temáticas nos ajudará a entender quais os cuidados que a pele do meu paciente precisa se atentar antes mesmo dos primeiros sinais surgirem e ainda remodelar os fatores ambientais para que não impactem de forma negativa as às características da sua pele ditadas pelo seu DNA.

Trata-se de unir a Genética, Epigenética com a Saúde Estética Avançada Integrativa, e através de todas essas ciências, posso aqui no consultório te trazer soluções personalizadas e reais para a história contada no seu corpo e na sua pele.

Por exemplo, se em seu DNA detectarmos a presença ativa do gene chamado MACROH2A2, localizado no cromossomo 10, podemos concluir que você está produzindo uma proteína associada ao envelhecimento precoce de suas células. Em contrapartida, se encontrarmos a presença do alelo T no marcador rs16927253 nesse mesmo gene MACROH2A2, podemos concluir que o seu DNA produz uma proteína responsável por um efeito protetor contra a gravidade da flacidez pálpebras grave.

Já a acne é uma condição de pele que ocorre devido a produção exacerbada de sebo pelas glândulas sebáceas levando à obstrução dos folículos pilosos e um quadro de inflamação regional que pode deixar marcas e cicatrizes. Pessoas com alterações no gene SELL, locado no cromossomo 1, apresentam maior predisposição para o surgimento de acne devido a um maior processo inflamatório, desequilíbrio do corpo (esta idêntico) e diminuição no processo de cicatrização, gerando então cicatrizes e manchas de acnes

Na mesma linha quantitativa, a hiperpigmentação ocorre quando há um aumento na produção da proteína melanina, a qual é responsável por tonalizar a cor da pele. Quando em níveis aumentados ocasiona o escurecimento da pele, ou quando se concentram mais frequentemente nas bochechas, na testa, no nariz e no queixo surgem as manchas escuras de melasma. O uso de medicamentos, alteração nos níveis hormonais no sangue, exposição exagerada ao sol, lesões na pele podem gerar hiperpigmentação em graus variados e chegando a desenvolver ou ativar o melasma. Portanto, ao conhecer o risco genético para hiperpigmentação, como a alteração genética no cromossomo 16, gene MC1R responsável pela produção de melanina,  é possível seguir uma conduta terapêutica mais assertiva, com alta proteção solar, segurança física química, e quanto mais cedo melhor.

Outro gene pilar e essencial para o tratamento de rejuvenescimento facial e retardo do envelhecimento é a ativação do gene SIRT1 responsável pela produção de uma proteína responsável por prolongar a longevidade celular e aumentar a resposta protetora contra o estresse oxidativo que libera os temíveis radicais livres.

O DNA quando em estado compactado, é chamado de cromossomos e possui em suas extremidades um estrutura peculiar chamada telômero, cuja função é proteger o DNA durante o ciclo de divisão celular e proteção de possíveis agressões que o DNA pode sofrer do meio ambiente, pois a cada evento como esses o telômero sobre encurtamento , diminuído a proteção das informações genéticas.  Portanto, pode-se relacionar a idade biológica com o comprimento dos telômeros, pois, quanto mais jovem for a célula, mais longos serão os telômeros e maior será sua longevidade celular.

As rugas são linhas e dobras que aparecem na pele ao longo do tempo devido à força e ao movimento muscular usados nas expressões faciais. Sabemos que no cromossomo 1 existe o gene GLIS1, o qual está envolvido em processos inflamatórios na pele. Assim sendo, pessoas que possuem alterações nesse gene podem apresentar maior predisposição para o desenvolvimento de rugas faciais. 

Aqui foram ditos alguns exemplos para exemplificar como o tratamento conjunto com mapeamento genético e Saúde Estética Avançada Integrativa pode lhe ser útil, de forma inovadora e personalizada pois proporciona máximos resultados, sem dor, sem cortes, sem riscos cirúrgicos e totalmente integral pois é capaz de alcançar grande parte dos ciclos que compõe o processo de retardo do envelhecimento e rejuvenescimento.

Os tratamentos estéticos avançados que visam o rejuvenescimento e retardo do envelhecimento que utilizam a genética e epigenética como meio de pesquisa para definir-se o melhor e mais personalizado tratamento individual, prende-se, portanto, pela melhoria da qualidade, textura, firmeza, viço, luminosidade da pele e da vida, tendo já um verdadeiro impacto na indústria de cuidados da pele, ao controlar o processo de envelhecimento usando tecnologias inovadoras e fórmulas que contêm ingredientes que atuam como modificadores epigenéticos.

Um tratamento inovador, personalizado e integral para um público altamente exigente no cuidado da sua pele, assim como você é.

Por:

  • rildo-lasmar-revista-mais-saude-ibo
Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também