A Importância da Vacinação para Prevenção das Doenças Respiratórias Infecciosas

vacinacao-infantil-gripe-goiania-allergo

As infecções das vias aéreas são responsáveis por elevadas taxas de mortalidade em todo o mundo, principalmente em crianças e idosos. Sinusites, otites, pneumonias, bronquiolite, coqueluche e gripes são infecções do sistema respiratório, causadas, em sua maioria, por vírus e bactérias e, em alguns casos estão presentes ao mesmo tempo.

A sinusite e a otite média aguda (infecção de ouvido) são formas muito frequentes de infecções bacterianas do trato respiratório com sintomas como: coriza, congestão nasal, tosse, febre, dor de cabeça e dor de ouvido, sendo causa comum de uso de antibióticos e consultas médicas ambulatoriais.

A pneumonia bacteriana é a forma clínica mais grave, responsável por internações e com grande consequência em mortalidade, principalmente infantil e nos idosos. A gripe é a infecção respiratória mais frequente, estando relacionada ao vírus, geralmente com sintomas brandos, mas, também, apresentam riscos elevados, dependendo do paciente.

A bronquiolite é também uma doença viral causada pelo Vírus Sincicial Respiratório que acomete principalmente crianças pequenas e idosos, sendo responsável por surtos de internações em bebês e grande causa de mortalidade nessa faixa etária.

Os principais vírus relacionados a essas infecções são Influenza, Vírus Sincicial Respiratório e COVID. E as principais bactérias relacionadas às infecções respiratórias recorrentes são o Pneumococo, o Haemophilus Influenzae e a Bordetela Pertussis.

VACINAS

As principais vacinas para a prevenção das infecções respiratórias são: Vacina Influenza, Vacina Pneumo 13, Vacina Pneumo 23, Vacina Pneumo 15, Vacina COVID e Vacina DTPa (Difteria, Tétano e Coqueluche).

Na faixa etária pediátrica, de idosos e pessoas com problemas de imunidade é muito importante manter o calendário vacinal em dia para melhor proteção contra infecções respiratórias e suas consequências como internações, uso crônico de antibióticos e também risco de óbito.

ATUALIZE O CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DE QUEM VOCÊ AMA!

Por:

  • dr-charles-esteves-angilogista-goiania
Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também