A partir de quantas semanas a barriga começa a crescer?

A partir de quantas semanas a barriga começa a crescer

Durante a gestação, é normal que a barriga cresça muito. Portanto, muitas mães de primeira viagem querem saber a partir de quantas semanas a barriga começa a crescer para se prepararem psicologicamente.

Apesar de ser uma consequência da gravidez, muitas mães querem entender de fato como esse processo funciona.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a partir de quantas semanas a barriga começa a crescer, nós preparamos o artigo de hoje. Confira agora mesmo!

A partir de quantas semanas a barriga começa a crescer?

A partir de quantas semanas a barriga começa a crescer
A partir de quantas semanas a barriga começa a crescer

Embora cada mulher seja diferente e seja uma questão que é influenciada por uma grande variedade de fatores (se se trata da primeira gravidez ou não, constituição física, posição do feto, etc.), o habitual é que, em mães de primeira viagem, a barriga surja entre as semanas 12 e 16. 

Quando se trata da segunda gravidez ou mais, como os músculos abdominais já foram esticados anteriormente, geralmente é notado mais cedo.

Por isso, leve em conta se essa é a sua primeira ou segunda gestação para definir a partir de quantas semanas a barriga começa a crescer.

Como a barriga cresce a cada trimestre de gravidez?

Primeiro trimestre

O tamanho do bebê, o tamanho do útero e o tamanho do intestino estão diretamente relacionados. À medida que o bebê cresce, o útero também cresce e do exterior vemos o aumento progressivo do tamanho da barriga da grávida.

Por esta razão, durante as primeiras semanas o tamanho do abdómen mal aumenta porque o útero continua dentro da pelve. Embora os desconfortos típicos do início da gravidez sejam frequentemente notados: náuseas, tonturas, problemas de digestão…

Não é até o final do primeiro trimestre que em muitas mulheres grávidas começa a aparecer uma barriga incipiente (em outras ainda leva mais de uma a quatro semanas). 

Este pequeno aumento da barriga pode ser confundido com ter ganho alguns quilos sem esperar um bebê, às vezes criando situações embaraçosas.

Segundo trimestre

No início do segundo trimestre, ou seja, a partir da semana 13, a barriga já começa a tornar-se muito mais evidente (no caso de se tratar da segunda gravidez ou mais).

No quarto mês o útero já atingiu o tamanho de um pequeno melão, o que se nota na barriga, e no final do segundo trimestre a barriga já tem o tamanho de uma bola de futebol, superando a linha do umbigo.

No final do segundo trimestre, a mãe já deve ter tudo pronto para ter o bebê no hospital. Para isso, ela deve ter determinado a cor ideal para o bebê sair da maternidade, bem como as roupas que levará para ela.

Esse é um momento especial, então pense bem como vocês dois vão sair da maternidade. Se possível escolha uma cor para ambos usarem e assim, combinarem. Ficará lindo nas fotos.

Terceiro trimestre

Nos últimos meses, a barriga cresce muito rapidamente, uma vez que o bebê cresce em marchas rápidas. 

No final do período de gestação, o útero fica abaixo das costelas, deslocando do seu lugar natural para órgãos como o intestino, o coração e os pulmões. 

Isso explica por que o funcionamento desses órgãos pode ser afetado: digestão retardada, azia, palpitações, respiração mais agitada, etc.

Nas últimas semanas, como resultado da posição do bebê na pélvis e da frouxidão como resultado do peso que ela tem que suportar, a barriga geralmente é mais baixa e mais proeminente.

Que fatores determinam a forma da barriga?

A forma que a sua barriga adota pode ser muito variada, pode ser alta, baixa, muito arredondada ou em forma de bico. 

Isso depende principalmente do seu tamanho, peso e constituição, entre outros fatores. O que certamente não tem nada a ver, ao contrário da crença popular, é o sexo do bebê.

Pronto! Agora você já sabe a partir de quantas semanas a barriga começa a crescer, e assim, pode se preparar para esse momento.

Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também