A Pediatra faz parte do pré-natal!

dra-larissa-trivelatto-pediatra-goiania-pre-natal

Quando você descobre que está grávida ou quando planeja engravidar já começa a fazer escolhas. Escolhe como vai contar ao mundo e a família que essa nova vida virá, os possíveis nomes, o obstetra que irá acompanha-la nessa jornada, a decoração do quarto, as roupinhas, o plano de parto, a fisioterapeuta, a doula, a fotografa e etc… Tudo planejado para o parto, que é o momento de conhecer o amor da sua vida.

Porém por não saber da importância ou mesmo da necessidade, muitas mulheres esquecem de escolher a pediatra que irá receber o seu bebê ao nascer.

Todo parto tem uma equipe base, que pode sofrer algumas variações, porém nunca pode existir sem a pediatra.  É ela que olha para o bebê na hora em que nasce e que garante a sua segurança e bem-estar.

A pediatra é quem assegura ao recém-nascido assistência imediata após o parto, além de monitorar a adaptação do bebê a vida fora do útero.

Ela deve estar preparada para manejar desde os casos mais simples referentes a dificuldade de transição de vida intrauterina para a extrauterina até emergências como quando os bebês que nascem em parada cardiorrespiratória.

Uma subespecialidade da pediatria é a neonatologia onde a pediatra faz uma residência de mais dois anos, além da pediatria, onde ela se especializa no acompanhamento pré-natal, sala de parto, bebês prematuros ou com patologias que necessitem de permanência em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e aos primeiros anos de vida da criança.

No Brasil 500.000 crianças por ano necessitam de auxílio para iniciar a respiração após o parto sendo que ao nascimento 2 em cada 10 RN não choram ou respiram ao nascer, 1 a cada 10 precisa de ventilação com pressão positiva, 1-2 em cada 100 precisa de intubação e 1-3 em cada 1000 precisam de métodos mais avançados na reanimação neonatal.

Mas quando você deve começar o acompanhamento com a pediatra? Na consulta de pré-natal com a pediatra, em torno de 30 semanas de gestação, ou a qualquer momento que a gestante sentir necessidade. Se for identificada uma gravidez de risco a consulta deve ser o mais breve possível.

Você tem o direito de escolher a pediatra que irá acompanhar o seu parto ou optar pela pediatra de plantão da maternidade. Levar a sua pediatra tem a mesma vantagem de já conhecer os outros membros da equipe como o ginecologista.

Na consulta de pré-natal a pediatra já conhece a família e alinha com ela os seus desejos para a condução do nascimento e primeiros momentos de vida do bebê com segurança. Nessa consulta os pais recebem informações sobre o parto do ponto de vista do bebê, suas transições, o que esperar, quais testes serão necessários para fazer, o que já deixar marcado, como montar o enxoval (economizando em gastos desnecessários), quais as primeiras vacinas, como conduzir as visitas de acordo com o perfil da família, quais os primeiros cuidados, amamentação e tire suas dúvidas.

Começar o acompanhamento com a pediatra ainda na gestação é uma das decisões mais tranquilizadoras e enriquecedoras que uma família pode fazer. Já na primeira consulta é possível receber orientações práticas e personalizadas sobre a chegada e os cuidados com o bebê. O vínculo de confiança formado entre a família e a pediatra nesse primeiro contato reduz a ansiedade e ajuda a promover um ambiente saudável e acolhedor para a chegada do seu filho. 

Dica: Caso se sinta à vontade, leve toda a sua rede de apoio à consulta, para estarem em sintonia com as suas vontades e com o que é melhor para o bebê!

Por:

  • dermyah-dermocosmeticos
Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também