A medicina está sempre evoluindo, já que busca proporcionar aos seus pacientes tratamentos cada vez mais precisos e eficientes. E um grande exemplo disso é a cirurgia endoscópica da coluna, a qual representa uma grande evolução em relação à tradicional, com a qual se está acostumado.
Mesmo porque a cirurgia endoscópica da coluna utiliza de técnicas muito mais modernas, além do fato de ser menos invasiva.
Mas, caso você vá fazer a cirurgia endoscópica da coluna em Goiânia, é normal ter algumas dúvidas sobre esse procedimento.
Será que ela é mesmo segura? Ela funciona? Há alguns riscos? Acompanhe esse artigo para obter maior clareza sobre a cirurgia endoscópica da coluna em Goiânia!
O que é cirurgia endoscópica da coluna em Goiânia?
Em suma, trata-se de um método novo e muito moderno, o qual consiste em fazer uma operação na coluna de forma muito menos invasiva.
Ou seja, não há qualquer necessidade de fazer grandes incisões. Por consequência, o procedimento acaba se tornando muito menos agressivo.
Isso acontece devido ao fato de que, durante a cirurgia tradicional, é necessário danificar algumas estruturas, ainda que de maneira parcial.
Por mais que o médico tenha todo o cuidado, o paciente fica suscetível a dor e disfunção, em alguns dos casos.
Mas, como a cirurgia endoscópica da coluna em Goiânia é uma técnica bem menos invasiva, os riscos são bem menores.
Então, acaba que é possível amenizar de forma significativa a agressão nos tecidos, bem como diminuir a dor no pós-operatório.
E tudo isso também vai colaborar para reduzir o tempo de recuperação, fazendo com que o paciente torne as suas atividades o quanto antes.
Como funciona a cirurgia endoscópica da coluna em Goiânia?
Para fazer essa cirurgia, o médico deve ter o apoio de um endoscópio, o qual deve ter uma câmera acoplada.
É essa câmera que faz com que a técnica seja muito mais precisa, uma vez que o cirurgião tem uma visão completa do local que deve operar.
Por consequência, as incisões também são bem pequenas, medindo cerca de 1cm de diâmetro, mais ou menos.
Assim que o médico identifica o local que precisa dos cuidados, deve-se fazer uma anestesia local associada à sedação ou anestesia geral.
Por se tratar de uma cirurgia mais precisa, por mais que a duração possa ser a mesma que os métodos tradicionais, a recuperação é muito mais rápida. Inclusive, o paciente pode receber alta no mesmo dia.
Quais são as indicações da cirurgia endoscópica de coluna em Goiânia?
Ainda que seja uma cirurgia segura e com um nível de precisão bem elevado, a intervenção é mais adequada para as seguintes patologias:
- Estenose cervical;
- Estenose lombar;
- Hérnia de disco cervical;
- Hérnia de disco lombar;
- Hérnia de disco torácica;
- Cistos da coluna vertebral.
Quais são os benefícios da cirurgia?
Devido ao fato de ser uma cirurgia minimamente invasiva, a cirurgia oferece uma série de benefícios, como a possibilidade de receber alta no mesmo dia.
E, como o médico consegue monitorar toda a região através da câmera, há menos agressão aos tecidos e sangramento.
Além disso, outros benefícios da cirurgia endoscópica da coluna em Goiânia, são:
- Incisões menores;
- Baixa taxa de infecção;
- Menos dor no pós-operatório;
- Rápido retorno ao trabalho e atividades do dia a dia;
- Alto índice de sucesso.
Como se preparar para a cirurgia?
O médico responsável deve fazer uma avaliação clínica e alguns exames, a fim de averiguar a saúde do paciente.
Inclusive, é durante essa preparação que o médico deve indicar a melhor anestesia, ainda que na maior parte das vezes seja a anestesia geral.
O médico ainda precisa fazer uma análise de cada caso, até mesmo para indicar a melhor forma de tratar o paciente.
Como é o pós-operatório da cirurgia endoscópica da coluna em Goiânia?
Em relação a recuperação do paciente, isso pode variar muito de cada caso, uma vez que é preciso considerar alguns fatores, bem como:
- Idade;
- Gravidade do caso;
- Fatores de riscos;
- Localização da lesão etc.
Então, ainda que dois pacientes passem pela mesma cirurgia, com lesão nos mesmos locais, o período de recuperação pode não ser o mesmo.
Sendo assim, antes de passar pela cirurgia, você pode conversar com o seu médico, a fim de ter as devidas orientações sobre o pós-operatório.
Mas, de forma geral, os pacientes costumam ter alta ou no mesmo dia ou no seguinte, sendo que o retorno deve ocorrer depois do 10° ou 14° dia.
Onde fazer cirurgia endoscópica da coluna em Goiânia?
Como é uma cirurgia delicada e que requer não apenas entendimento técnico, mas também experiência, é preciso ficar atento ao médico que fará esse procedimento.
Quanto a isso, o Dr. Aurélio Arantes é um dos melhores profissionais para ministrar a cirurgia, já que é ortopedista especialista em coluna.
Inclusive, além de ser membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), o Dr. Aurélio Arantes é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
E, como é pós-graduado em cirurgia endoscópica da coluna pela USP de Ribeirão preto, não há dúvidas de que é uma das pessoas mais capacitadas a realizar essa cirurgia.