Cirurgia Ortognática tem Cobertura Pelo Plano de Saúde?

cirurgia-ortognatica-plano-saude

O que é a Cirurgia Ortognática

A Cirurgia Ortognática é um procedimento cirúrgico que busca proporcionar uma harmonia entre os ossos da maxila (dentes superiores) e mandíbula (dentes inferiores) que sofreram distúrbios no crescimento durante o desenvolvimento, resultando em deformidades dentoesqueléticas comprometedoras da função mastigatória e estética facial.

As deformidades dentoesqueléticas podem ser verticais (face longa, sorriso gengival, sorriso envelhecido, mordida aberta), horizontais (mandíbula para trás – retrognatismo, mandíbula para frente – prognatismo) e transversais (mordida cruzada).

Pacientes que necessitam de cirurgia ortognática utilizam também aparelho ortodôntico, e por isso é imprescindível um plano de tratamento em conjunto entre o ortodontista (responsável pelo aparelho dentário) e o cirurgião bucomaxilofacial (responsável pela cirurgia).  Juntos os dois profissionais vão planejar todo o preparo orto-cirúrgico, bem como o planejamento cirúrgico final.

Atualmente conseguimos planejar e simular nosso tratamento cirúrgico através de softwares de planejamento cirúrgico. Essa ferramenta proporciona uma melhor previsão do resultado cirúrgico, bem como uma melhor comunicação entre profissional e paciente, quanto as queixas e objetivos do paciente com a cirurgia ortognática. Possuímos em nosso consultório o software DOLPHIN 3D, com o qual mostramos ao paciente a simulação previamente a cirurgia, isso tranquiliza e clareia muito as dúvidas de nossos pacientes.

Cobertura do Plano de Saúde

Uma das perguntas que mais ouvimos em nosso consultório é se o plano de saúde cobre esse tipo de cirurgia. Perguntas como ‘’Mas doutor, o plano cobre essa cirurgia estética?’’ ou “O plano de saúde cobre uma cirurgia odontológica como essa?’’ e a resposta é ‘’Sim, o plano de saúde é obrigado a cobrir esse procedimento ou pelo menos parte dele’’.

A cirurgia ortognática não é considerada uma cirurgia estética, pois ela tem como objetivo proporcionar uma adequada oclusão (encaixe dos dentes), bem como melhora nas vias aéreas, o que melhora o padrão respiratório do paciente, além de melhora nas dores da articulação tempo mandibular. Desta forma, é uma cirurgia com objetivo funcional, e por isso o plano de saúde tem obrigatoriedade em cobrir. A maioria dos planos de saúde cobre todo o procedimento, incluindo os honorários do cirurgião, materiais, internação hospitalar, etc. Aqueles planos que não cobrem os honorários do cirurgião são obrigados a pelo menos cobrirem a parte de materiais cirúrgicos e custas hospitalares (e que na verdade são os de maiores custos).

Caso você tenha alguma dúvida, e se identificou como um paciente com necessidade de cirurgia ortognática, agende uma consulta conosco para fazer uma avaliação e tirar todas as suas dúvidas sobre esses e outros procedimento relacionados à cirurgia bucomaxilofacial. Vai ser um prazer lhe receber aqui em nosso consultório!

Por: Dr. Luís Gustavo Jaime Paiva
Cirurgião Bucomaxilofacial
CRO/GO: 11757
  • dermyah-dermocosmeticos
Rolar para cima