Como cuidar dos seus cabelos no verão!

dra-lorena-dourado

“Devo mudar os cuidados com meus cabelos durante o verão?”

Essa é uma dúvida que pode surgir, já que nesses meses estamos constantemente expostos ao sol e geralmente pelo calor lavamos muito mais os cabelos, seja no chuveiro, no mar ou na piscina. “É importante lembrar, que seus cabelos assim como todo seu corpo merecem cuidados específicos para se manterem fortes e saudáveis”, explica a Dra Lorena Dourado Alves, Dermatologista com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e com formação em Tricologia (ciência que estuda o cabelo) pela Faculdade de Medicina do ABC e pela USP.

Existem inúmeras causas que podem danificar os cabelos ocasionalmente ou de forma continuada e, mantê-los saudáveis e bonitos no verão não é tarefa fácil.

Como proteger meus cabelos?

A Dra Lorena Dourado orienta que devemos ter o cuidado de proteger não só a pele do sol, mas também os cabelos, e não somente no verão, mas durante o ano todo. Devemos evitar a exposição solar excessiva dos cabelos, fazendo uso de proteção mecânica como chapéus, de preferência de abas maiores, pois estes ajudam a proteger também a pele, ou bonés, que ainda que protejam menos a pele, já ajudam a proteger algumas áreas da face.

O sol além de ressecar o cabelo, ajuda a deixar os fios mais opacos e sem brilho, chegando até a mudar a coloração dos mesmos (você pode comparar a cor das pontas dos cabelos quando ficamos por alguns meses sem cortar, ela costuma ser mais avermelhada e clara que a parte superior, isso é mais visível em pessoas com cabelos escuros e sem química).

Além da proteção mecânica, atualmente existem alguns shampoos, condicionadores e sprays que apresentam substancias fotoprotetoras, elas não possuem um fator de proteção igual aos protetores que compramos para a pele com fator 30 ou 60, por exemplo, mas conseguem gerar uma certa fotoproteção para os fios do cabelo. “Porém, as pessoas que tem pouco cabelo ou portadoras de Alopecia Androgenética (calvície) devem tomar mais cuidado para evitarem queimaduras no couro cabeludo, que em alguns casos, recomenda-se, além da proteção mecânica, fazerem o uso de Protetor Solar de pele em Spray no couro cabeludo, aumentando assim a eficácia da proteção no local.” enfatiza a Dra Lorena Dourado.

Por que o verão geralmente causa mais danos aos cabelos?

Geralmente, pelo calor, acabamos lavando mais os cabelos durante o verão o que ajuda a deixá-los mais ressecados. A água salgada também ajuda a ressecar mais os cabelos, não só pelo fato do sal da água do mar, mas também pelo fato de que lavamos com maior frequência os cabelos.

Não somente no verão, mas sempre, devemos evitar lavar os cabelos com água muito quente, pois assim como é ruim para a pele também é ruim aos cabelos, já que resseca mais os fios, o couro cabeludo e a pele. “Tente manter os cabelos bem hidratados utilizando bons condicionadores no comprimento e nas pontas, e em alguns casos, utilize também cremes sem enxague e máscaras de hidratação. A hidratação é muito importante para manter os cabelos com mais brilho. Devemos manter também uma alimentação saudável e balanceada e beber muito líquido, pois o seu corpo todo e o seu cabelo também se beneficiarão com isso.” ressalta a Dra Lorena Dourado.

O uso frequente de secadores ou chapinhas é ruim, pois estes aquecem a haste do fio podendo gerar bolhas que deixam os cabelos fracos e sem brilho. Tome cuidado ao misturar químicas como: alisamentos, tinturas, relaxamentos, entre outras.

Os cuidados com o alisamento são fundamentais

“Caso decida por usar produtos químicos para alisar seus cabelos, opte por aqueles que possuam a menor concentração possível e sem formol. Nunca é demais lembrar que o formol, além de causar muita alergia, forma uma camada dura que funciona como a caramelização da maçã do amor, deixando os cabelos bonitos por fora, mas estragados por dentro”, esclarece a Dra Lorena Dourado.

É bom que se saiba que existem várias doenças que causam alterações nos cabelos, enfraquecendo-os e até provocando a sua queda. Um diagnóstico preciso do problema é possível através de exame físico dermatológico completo, além de exames complementares tais como: o tricograma, no qual avaliamos as raízes dos cabelos, e que determina a porcentagem de fios em processo de queda e de fios afinados, a dermatoscopia manual ou digital, que faz o uso do programa TrichoScale® que, de acordo com a Dra Lorena, “faz uma contagem computadorizada dos tipos de fios presentes em determinada área do couro cabeludo e que não substitui, mas complementa o tricograma”. Para cada tipo de problema existe um tratamento específico, explica a Dra Lorena.

Como melhorar a saúde dos meus cabelos?

A orientação principal para quem apresenta cabelos fracos, sem brilho, com aparência de pouca vitalidade, com queda ou outro problema, é que procure um Dermatologista com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para que este faça uma avaliação, investigue as causas e inicie, se necessário, seu tratamento o mais precocemente possível.

“Aproveite ao máximo seus momentos de férias, para descansar e ter muito laser. Curta esses momentos com sua família e não se esqueça de cuidar muito bem da sua pele, do seu cabelo e da sua alimentação. Mantenha seu cabelo bem hidratado. Faça o uso de protetor solar e utilize uma proteção mecânica como chapéus, bonés e camisetas, dessa forma você terá momentos de alegria de uma maneira muito saudável!”, conclui a Dra Lorena Dourado.

Por: Dra. Lorena Dourado Alves

Médica Dermatologista

CRM/GO 11663 | RQE 7207

  • aline-longatti-revista-goiania
Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também