Contabilidade e a importância de sua aplicação em Clínicas Médicas, Odontológicas e Pessoas Físicas em geral

serdial-contabilidade-clinicas

A Contabilidade, de um modo geral, representa uma grande preocupação para as empresas, profissionais liberais e pessoas físicas. Isso acontece por se tratar de um assunto complexo e de difícil domínio, que demanda tempo e conhecimento para que seja executado de forma segura e assertiva.

Portanto, se você é dono de empresa, profissional liberal e/ou somente contribuinte do imposto de renda e está com dificuldade de entender o papel da Contabilidade, neste post iremos ajudar você, respondendo suas dúvidas!

Por definição a Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio, gerando informação para uma análise e entendimento melhor da situação financeira e operacional do seu empreendimento, de modo a alavancar seu negócio ou vida.

Qual é a importância da Contabilidade nas clínicas médicas e odontológicas?

As clínicas são empresas como qualquer outra, e por conta disso, também têm as mesmas demandas de qualquer negócio, com a obrigação de fazer as demonstrações contábeis, para que assim, os órgãos fiscalizadores possam regulamentá-los. Não cumprir com essa obrigação pode gerar penalidades.

Bem como nas empresas, em geral, a Contabilidade pode ser vista nas clínicas apenas como mais uma obrigação por demandas legais e de fiscalização, ou como em organizações mais bem estruturadas, que tratam a Contabilidade como parte de uma ferramenta importante de estratégia de negócio, que traz maior impacto para o seu negócio.

Inicialmente, a contabilidade deve prestar o serviço de consultoria para ajudar na formação da Sociedade Empresarial e a encontrar a natureza ideal do CNPJ da empresa. Até mesmo médicos Pessoas Físicas passam a ter a necessidade de se transformar em Pessoa Jurídica e precisam de um contador para auxiliar neste processo.

Em uma clínica, o contador pode ser uma ótima fonte de informações por ajudar a entender qual é a melhor opção tributária, a partir de uma análise que demonstre a forma mais econômica de pagar certos encargos.

Como exemplo temos o Imposto de Renda, que deve ter o acompanhamento mensal, e não somente na DIRPF (Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física) que é referente ao ano anterior, quando já está fora da competência para realizar adequações.

O contador também pode fazer uma análise mais geral, de acordo com as receitar e os gastos feitos pela clínica, de modo a encontrar formas de economizar, que não necessariamente estejam diretamente ligadas aos tributos a serem pagos, contribuindo com toda a gestão financeira.

Portanto, a Contabilidade pode ser aplicada em todos os seguimentos e áreas de atuação profissional e pessoal, ou seja, em diversos momentos de sua Clínica.

Seja qual for a aplicação da Contabilidade, o propósito será sempre de cuidar da parte burocrática, para que os profissionais possam focar em suas especialidades e gerar mais resultados.

Prof. Sérgio de Lima Rodrigues da Costa

Contador | CRC/GO: 011826/O-6

  • orion-business-goiania-revista-mais-saude

Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também