Pode ser uma lesão no Manguito Rotador
O manguito rotador é o nome que damos ao conjunto de 4 tendões com seus respectivos músculos que se localizam no ombro. A integridade desses tendões é fundamental para o bom funcionamento do ombro.
É o manguito rotador que nos permite levantar objetos, rodar o braço, arremessar uma bola e realizar diversas atividades da vida diária com os membros superiores.
As patologias do manguito rotador são a causa mais comum de dor no ombro.
Como a lesão do manguito rotador pode acontecer?
As lesões do manguito rotador podem acontecer de duas maneiras: por traumatismos ou acidentes, ou por degeneração. Esta última é a principal causa de lesão dos tendões, uma vez que, com o envelhecimento, ocorre um enfraquecimento natural dos tendões.
Fatores genéticos, hábitos e antecedentes pessoais, tais como tabagismo, esforços repetitivos pelo trabalho ou esporte, diabetes, reumatismos, podem levar a um maior enfraquecimento do tendão, causando sua ruptura ou lesão.
Sintomas de lesão do manguito rotador
O principal sintoma desta lesão é a dor. Frequentemente localiza-se na região mais lateral do ombro e irradia- se para o braço, piorando com a movimentação do ombro. A dor pode ser mais intensa à noite, ao deitar na cama. Pode, ainda, irradiar para a parte de trás ou para frente do ombro.
A perda de força e de movimentação do ombro também podem ocorrer em lesões maiores. Em muitos casos, se a dor localiza-se mais próxima ao pescoço, a origem do problema pode estar na coluna cervical, e não no ombro, sendo esta dor causada por irradiação de uma hérnia de disco ou de uma artrose cervical, por exemplo.
Diagnóstico da lesão
A ressonância magnética é o melhor exame para o diagnóstico da lesão do manguito rotador, permitindo avaliar a presença ou não da lesão, seu tamanho e localização, auxiliando na definição do tratamento mais adequado. A ultrassonografia também permite o diagnóstico destas lesões, porém com acurácia inferior à ressonância magnética, pois é dependente da experiência do médico radiologista.
O melhor tratamento destas lesões depende de uma série de fatores, tais como idade do paciente, intensidade da dor, perda da função, número de tendões acometidos, se a lesão é parcial ou completa. Ressalta-se, ainda, que as lesões dos tendões não cicatrizam sozinhas. No entanto, nem todas as lesões necessitam de cirurgia.
Tratamento
As lesões parciais do manguito rotador são geralmente tratadas sem cirurgia, lançando o uso de medicações antinflamatórias, repouso e gelo, sendo indicado seções de fisioterapia com o objetivo de reduzir a dor, melhorar o alongamento e fortalecer a musculatura ao redor do ombro.
Para lesões acometendo menos que 50% da espessura do tendão, o tratamento não cirúrgico é muito eficiente.
Tratamento Cirúrgico
Nas lesões completas ou transfixantes, a regra é o tratamento cirúrgico para a maioria dos casos. As lesões completas podem progredir de tamanho ao longo do tempo e quando isto ocorre, pode tornar-se irreparáveis, ou seja, mesmo com a cirurgia, o tendão pode não retornar ao seu local de origem ou mesmo ter um risco altíssimo de nova rotura.
Atualmente, a maioria das lesões do manguito rotador é reparada por artroscopia (cirurgia por vídeo). Normalmente, o paciente permanece internado no hospital por menos de 24 horas. O tratamento cirúrgico apresenta bons resultados na maioria dos casos, com melhora da dor e função.