Endometriose, por quê?

endometriose-sintomas-tratamento-dr-maxley-goiania

Mulheres sob a condição da endometriose sofrem de dores em diversos níveis. Mas a demora no diagnóstico é o que mais as aflige. Dores nas atividades íntimas do casal, dores menstruais limitantes, baixa produtividade, fadiga crônica inexplicável nos leva a pensar nestes quadros de infiltração da doença pélvica feminina.

O número elevado de casos nos últimos anos provavelmente é devido ao nosso estilo moderno de vida, o qual tem exacerbado doenças crônicas. As intervenções hormonais precoces desnecessárias, os alimentos inflamatórios, o sedentarismo, o uso de produtos químicos modificados podem estar relacionados a esta crescente. Desde 1927 existem teorias sobre a sua origem.

Nossas avós e bisavós, provavelmente tiveram poucos ciclos menstruais reais, entre múltiplas gestações, em torno de 40 ao longo da vida. Atualmente, a mulher moderna chega a ter 10 vezes mais ciclos, mesmo que sejam os quimicamente modificados pelo uso de anticoncepcionais de longa data.

Geração após geração, a influência do ambiente sobre os genes está cada veze mais clara.

Como Nasce a Endometriose?

A mulher, provavelmente desde a sua mais tenra formação nasce com as células da endometriose, sim o pequeno embrião. Disparar ou não a atividade celular é o que temos convivido, e cada vez mais precoce. As alterações hormonais irão exacerbar a multiplicação celular, inflamatória, oxidativa e deletéria da anatomia feminina.

Novas Preocupações da Endometriose

O auge da doença é em torno da terceira década de vida, mas temos tratado moças cada vez mais novas com doença profunda.

Quadro muito preocupante: mulheres na menopausa quando aparentemente a doença reduzia sua atividade, estão sofrendo com a infiltração da endometriose em reposições hormonais que deveriam ser benéficas.

Fertilidade Feminina Atingida pela Endometriose

Desde casos mais simples aos mais complexos da endometriose, a mulher pode sofrer com a redução da taxa de fertilidade. Entre as muitas causas de não gestar, a endometriose parece estar envolvida em 40%. Sendo necessário algum tipo de tratamento para conseguirem a tão sonhada maternidade. Trabalhos científicos no Oriente têm demonstrado complicações também nas gestações até 4 vezes mais do que em mulheres sem endometriose.

Recado Final

A Endometriose não é uma doença maligna, mas mata os sonhos e a qualidade de vida de milhões de mulheres.

Na suspeita da endometriose por sintomas, o mais importante é a modificação do estilo de vida, com o autocuidado feminino. Este ponto é o divisor de desfechos favoráveis, onde uma alimentação pobre em açúcar, restrita de alimentos inflamatórios pode ajudar a reduzir os quadros de dor.

A manutenção de um corpo ativo favorece a pelve feminina e também prepara para gestações futuras. O uso correto e balanceado de medicações, antioxidantes, fitoterápicos pode ajudar, mas sempre acompanhado por especialistas.

Maxley Martins Alves, Cirurgião Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, com área de Atuação a mais de 10 anos em Endometriose Profunda.

  • dra-fernanda-chrispim-goiania-anapolis
Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também