SE SUA RESPOSTA FOI SIM, TAMBÉM CONCORDARÁ QUE QUEM NÃO PODE FICAR SEM TRABALHAR NEM UM DIA, PRECISA PROTEGER SUA RENDA. UM DOS PRODUTOS MAIS DEMANDADOS POR PROFISSIONAIS LIBERAIS NOS ÚLTIMOS ANOS É O SEGURO DE INCAPACIDADE TEMPORÁRIA, TAMBÉM CONHECIDA PELA SIGLA DIT (DIÁRIA POR INCAPACIDADE TEMPORÁRIA).
Muitos segurados optam por proteger um valor compatível com as suas despesas fixas mensais, garantindo assim que não precisaram de lapidar patrimônio ou recorrer a financiamentos em caso de incapacidade temporária.
Outros preferem blindar sua renda completa, pois além de garantir o pagamento das despesas, podem ainda manter a capacidade de investir.
A principal vantagem em contratar um seguro de Incapacidade Temporária é a garantia do recebimento de uma diária enquanto não puder trabalhar até o limite do seu plano, se sofrer um acidente ou tiver uma doença que possua cobertura. Além disso, ele pode cobrir financeiramente, morte acidental e invalides permanente total ou parcial por acidente.
Médicos e Dentistas contam com uma vantagem extra – A majoração dos percentuais do capital segurado da cobertura de determinadas situações de invalides para 100% (cem por cento), conforme indicado a proposta de contratação. Algumas pessoas dependem fundamentalmente de uma parte de seu corpo para melhor desenvolver suas atividades.
Como a tabela de Invalides Permanente Total ou Parcial por acidente prevê percentuais para cálculo no caso de invalidez parcial, é comum que estas pessoas peçam uma “majoração”, ou seja, um aumento nos percentuais de determinadas perdas. Esta modalidade, por exemplo, atende à necessidade de um médico ou dentista que deseja receber 100% do capital segurado, e não apenas 60% como prevê a tabela SUSEP, se ele perder a funcionalidade de uma das mãos.
Quando ouvimos dizer que uma pessoa fez “seguro de suas mãos” para o caso de acidente, tecnicamente foi contratado um seguro de invalides por acidente majorada. As boas práticas de planejamento financeiro entendem que os seguros são gastos necessários.
Outra forma interessante de proteção é o seguro de vida na modalidade resgatável, ou seja, caso o segurado venha a falecer, os entes terão recursos imediatos para várias situações, incluindo o pagamento de inventário. Caso o sinistro não ocorra tão cedo – assim esperamos – sobrará a você uma quantia interessante de dinheiro para usar como quiser, inclusive para investir e aumentar sua renda na aposentadoria.
“Tenham em mente que seguros servem para proteger aquilo que é difícil ou impossível, para eventos aleatórios e imprevisíveis. Proteger sua renda significa garantir a manutenção de um padrão de vida, mesmo se alguma situação de doença ou acidente ocorrer. Adquirir um seguro, é sinônimo de adquirir tranquilidade.” Pense nisso e conte comigo!
Ana Paula Godinho I Consultora Financeira