Implantes de Zircônia: A Nova Geração de Implantes e Próteses Dentárias

dr-rogerio-ferreira-odonto-implantes-zirconia

A odontologia está em constante evolução, e uma das grandes novidades é a utilização de zircônia em próteses dentárias, especialmente nos implantes. Essa técnica tem ganhado cada vez mais espaço no mercado e é indicada para diversos pacientes que buscam qualidade e estética nos seus tratamentos dentários.

O que é Zircônia?

A zircônia é um material cerâmico que tem sido utilizado em diversas áreas da odontologia. Trata-se de uma substância biocompatível, de cor branca, translucida e muito resistente, que apresenta uma estética muito próxima à dos dentes naturais. Essas características tornam a zircônia uma excelente opção para a confecção implantes e próteses dentárias.

Os implantes de zircônia apresentam:

Estética: Os implantes de zircônia apresentam uma estética muito próxima à raízes dos dentes naturais, proporcionando um resultado mais natural e harmonioso, principalmente em regiões de gengiva e osso delgado, em que permite formar uma sombra cinza de titânio.

Biocompatibilidade: A zircônia é um material biocompatível, o que significa que ele é aceito pelo organismo humano sem causar rejeição ou inflamação.

Resistência: A zircônia é um material extremamente resistente, que suporta bem as forças mastigatórias. Isso garante uma maior durabilidade do implante (longevidade).

Indicações para os implantes de zircônia

Os implantes de zircônia são indicados para diversos pacientes, especialmente aqueles que apresentam um fenótipo gengival ou algum tipo de alergia ou intolerância aos metais utilizados nos implantes tradicionais, ou até mesmo pacientes que são veganos e não desejam nenhum tipo de metal no corpo. Além disso, eles são indicados para pacientes que buscam uma estética mais natural e harmônica, sem perder a resistência e durabilidade do material.

Com a utilização da zircônia em implantes dentários, é possível oferecer aos pacientes um tratamento mais moderno, estético e confortável. É importante ressaltar que cada caso deve ser avaliado individualmente, para que o dentista possa indicar a melhor solução para o paciente.

Não demore para buscar o tratamento

Os implantes dentários, tanto os tradicionais de titânio quanto os de zircônia, são uma importante solução para pacientes que perderam um ou mais dentes e desejam recuperar a estética e a funcionalidade da boca. Além disso, os implantes dentários também podem ajudar a prevenir a perda óssea e a reabsorção da gengiva, que são consequências comuns da falta de dentes.

Estes dois materiais não competem entre si, apenas aumenta o portifólio de possibilidades de tratamentos que o paciente pode receber, tornando-os tratamentos mais individualizados e eficazes.

É importante destacar que a escolha do material utilizado em um implante dentário deve ser feita pelo especialista em implantes, levando em consideração as necessidades e características individuais do paciente.

A saúde e estética bucal influenciam diretamente na melhora da qualidade de vida, já que a perda de dentes pode afetar a autoestima, a mastigação e a fala, além de aumentar o risco de outros problemas de saúde.

Por: Dr. Rogério Ferreira da Silva

Cirurgião Dentista

CRO/GO: 5333

  • dra-gabriela-cardoso-trie-orion

Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também