Os mitos sobre terapia criados pela sociedade para justificar diversas maneiras de não cuidarem do seu emocional, começam com jargões desde que “terapia é coisa para gente doido”, “que não adianta nada”, até mesmo que, “não vou contar minha vida para estranhos” e etc…
Falando de dificuldades emocionais e comportamentais; de tristeza profunda, ansiedade, insônia, enxaqueca, estafa mental, fadiga e fobia, todos esses fenômenos ocorrem por que estamos com dificuldades em nosso sistema mental (no Pensar) que acaba produzindo no Sistema os gatilhos de comportamento inadequados que são enviados ao sistema Reptiliano, e por sua vez, encaminhado a todo organismo, sentindo então os efeitos físicos em todo corpo.
A maioria das pessoas não procura auxílio nos primeiros sintomas, e acaba procurando um psiquiatra durante um processo de crise ou surto. A grande verdade é que os medicamentos psiquiátricos são uma contenção, um auxílio, mas não resolvem o problema sem a terapia.
É comum logo após os 3 primeiros meses de uso começarem as trocas de medicamentos e aumento de dosagem, e ao contrário de quem inicia o processo terapêutico juntamente com o uso dos fármacos, ter um excelente evolução e no prazo máximo de 12 meses está livre de terapia e medicamentos.
Maiores medos em fazer terapia
Os maiores medos que as pessoas têm de fazer terapia é de se expor ou ser taxado de louco ou algo do tipo, e a grande verdade é que a terapia é para pessoas normais, apenas com algumas dificuldades emocionais, algo muito comum nos dias de hoje, os casos vulgarmente considerados como “loucos” são para a psiquiatria e em clínicas especializadas no assunto.
O bem mais precioso que temos é a nossa mente harmonizada e afiada para convivermos bem em família e em sociedade, além de contar com o processo de busca do prazer e felicidade de forma equilibrada e responsável, que é o que nos motiva a viver mais e melhor.
Busque por ajuda
Nesse caso, não espere muito para buscar ajuda, o quanto mais rápido buscar o auxílio terapêutico, mais rápido você irá se recuperar e se tornar um indivíduo equilibrado.
Os conceitos de tratamento começam com a gestão emocional, cuidado com traumas e técnicas profundas de harmonização mental.
Agende já sua consulta!
Por: Dr. Humberto Cícero Fonseca Araújo
Hipnólogo e Psicanalista
CRT/GO 48448 | CRTP/GO 26703
https://revistamsaude.com.br/profissionais/dr-humberto-cicero-araujo/