Privação de Sono vs Aumento do Peso

Privação de Sono vs Aumento do Peso

Dormir mal pode aumentar a resistência à insulina, ocasionando em sérios riscos a nossa saúde.

Normalmente a primeira atitude de quem busca perder peso, é de diminuir a quantidade de ingestão de comida. Mas, você sabia que aqueles minutinhos e horas a mais no celular, TV ou de distração antes de dormir, podem estar contribuindo para o seu ganho de peso, ou até mesmo sabotando todo o trabalho que está tendo para perder?

Existem cada vez mais estudos que evidenciam que precisamos de um sono de qualidade para se ter um bom sistema imunológico, ajudar a manter um peso saudável, a ter uma boa memória, além de diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes.

Ter a preocupação em garantir uma boa noite de sono é saber da relação direta com as funções metabólicas do corpo, hábitos alimentares, balanço energético e a regulação do peso corporal. 

Analisando os estudos, notamos que os distúrbios do sono promovem o aumento dos níveis de grelina (hormônio da fome) circulante e diminuem os níveis de leptina (hormônio da saciedade), proporcionando um aumento da sensação de apetite e fome, que afetam o nosso balanço energético.

Para que fique mais claro, é importante que se busque fatores comportamentais que ajudem na saciedade alimentar, desses fatores, devemos cuidar da qualidade do nosso sono, que quando nos privamos de noites bem dormidas, além de gerar cansaço no dia seguinte, também aumenta nosso desejo de ingestão de alimentos.

Estudiosos concluem que o indivíduo precisa estabelecer uma rotina que seja benéfica em termos nutricionais e comportamentais para que não interfira no sono.

Resistência à Insulina e o aumento de peso

Ao longo do dia é importante se alimentar bem e praticar atividade física para que não se eleve o nível de cortisol ao final do dia. Mais conhecido como o hormônio do estresse, quanto mais se ingere alimentos altamente calóricos e sem benefícios nutricionais, ode fazer com que a sensibilidade a insulina seja diminuída na manhã seguinte.

Sendo assim, a ingestão de comida em períodos mais tardios do dia, pode levar a um aumento da secreção de insulina, causando uma maior eficácia na transformação de glicose em gordura visceral, aumentando a acumulação de tecido adiposo intra-abdominal.

O que comer e quando comer?

Além de se preocupar com os alimentos que irá consumir, é preciso também ter em mente qual período do dia um determinado alimento é mais adequado de ser ingerido.

Conhecida como Crononutrição, ela estuda a relação entre metabolismo, alimentação, e o horário e frequência com que essa alimentação ocorre, analisando o impacto em nosso corpo.

Com esse estudo é possível saber como os alimentos e o horário o qual é ingerido, interfere diretamente no funcionamento do metabolismo.

Quando não administramos nossa rotina muito bem, ocorrem alterações nos centros hipotalâmicos da fome e da saciedade, e no funcionamento do metabolismo, podendo assim, causar desequilíbrios que levam a problemas como obesidade, falta de disposição, diabetes, e aumento de gordura corporal.

Fica aqui entendido que, um sono de qualidade está ligado diretamente a uma boa alimentação e realizada na hora certa. Durma melhor e mude de vida!

Por: Dr. Gustavo Avelar

CRM/GO: 26553

  • rildo-lasmar-revista-mais-saude-ibo
Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também