Prótese navegada de joelho: a opção mais avançada para substituição da articulação

Prótese navegada de joelho a opção mais avançada para substituição da articulação

A prótese navegada de joelho é uma das técnicas mais favoráveis para o tratamento de doenças degenerativas, como é o caso da artrose.

Afinal de contas, através dela, é possível corrigir uma série de deformidades articulares mais graves que podem ser resultantes de sequelas pós-traumáticas mais graves.

A verdade é que muitos pacientes acabam tendo que passar pelo procedimento de artroplastia total de joelho o que, para alguns, é motivo de certos receios.

Afinal de contas, trata-se de uma cirurgia um tanto quanto complexa, ainda mais quando se fala de uma lesão articular mais grave.

Mas, graças aos avanços tecnológicos, cada vez mais as cirurgias estão se tornando mais modernas, oferecendo mais segurança e precisão aos pacientes e aos médicos.

Por isso, no texto de hoje, iremos falar sobre todos os detalhes a respeito da cirurgia de prótese navegada de joelho.

Em qual contexto surgiu a cirurgia de prótese navegada de joelho?

Cirurgia robótica de artroplastia realizada pelo Dr. Ulbiramar Correia
Cirurgia robótica de artroplastia realizada pelo Dr. Ulbiramar Correia

Essa técnica cirúrgica surgiu devido a necessidade de encontrar uma alternativa mais segura e precisa.

Afinal de contas, a artroplastia total do joelho oferece alguns riscos e é um tanto complexa, ainda mais quando se trata de uma lesão articular mais grave.

Nessas situações, os dois principais desafios do cirurgião são o balanço ligamentar e o alinhamento do membro adequado.

Dessa forma, torna-se possível restaurar o eixo mecânico e a amplitude de movimento adequada, com a devida estabilidade.

Inclusive, vários são os autores que, ao pesquisarem a respeito do desfecho favorável das próteses de joelho, chegaram a constatar que um alinhamento maior que 3 graus poderia aumentar os riscos de falha dos implantes e soltura mecânica.

Isso significa dizer que, quanto mais graves forem as deformidades e insuficiências ligamentares, maiores seriam as chances de alinhamento superior a 3 graus. Por consequência, favorece o risco de soltura.

Foi justamente nesse contexto que surgiu a cirurgia de prótese navegada de joelho, a qual trouxe grandes melhoras clínicas e cirúrgicas, ainda mais para os quadros de deformidade mais grave.

No entanto, a técnica foi desenvolvida para a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior, no ano de 1991, pelo Dr. Lavalle.

Mas, à medida que o tempo passou, a técnica foi evoluindo cada vez mais, até chegar ao ponto de ser utilizada em e técnica de artroplastias.

O que é a artroplastia do joelho navegada com auxílio de computador?

Técnica cirúrgica com amplivision
Técnica cirúrgica com amplivision

Em suma, a cirurgia de prótese navegada de joelho é um tipo de cirurgia robótica, haja vista que se utiliza do apoio de algumas máquinas, as quais oferecem mais precisão ao processo cirúrgico.

Para essa cirurgia, os implantes são os mesmos da artroplastia convencional. A única diferença é que, por ser computadorizada, permite que a implantação seja muito mais precisa.

Afinal de contas, permite alinhar corretamente com os eixos de movimento do joelho. Mas, para que essa cirurgia possa acontecer, é necessário usar de três componentes, que são:

  • Sistema de marcação;
  • Plataforma computadorizada;
  • Grupos de bases de referências dinâmicas (BDR).

Esse último se refere a objetos-alvos do procedimento de navegação, que podem ser os ossos do paciente, implantes e instrumental cirúrgico.

Para entender ainda mais a respeito da prótese navegada de joelho, iremos detalhar esses processos a seguir.

Tecnologia de marcação

Os sistemas de marcação devem ser constituídos por marcadores, os quais é possível conectar aos instrumentos cirúrgicos ou aos ossos do paciente.

Dessa maneira, permitem a triangulação com um sistema de marcação óptica, com bobina eletromagnética ou sonda ultrassônica, a fim de captar os pulsos laser ou eletromagnéticos dos marcadores.

O sistema óptico detém de duas a três câmeras, as quais devem captar os impulsos lasers dos marcadores que são fixados aos ossos.

No que se refere ao sistema eletromagnético, ele requer a colocação de bobinas no campo cirúrgico com fios.

Além do mais eles sofrem interferência de metais, sendo que apresentam precisão inferior ao sistema óptico.

Plataforma computadorizada

Para que seja possível interpretar os sinais que a tecnologia de marcação emite, a plataforma computadorizada se torna imprescindível.

No entanto, a plataforma computadorizada deve estar alinhada também com os métodos de referenciamento (BDR).

Esses computadores devem apresentar softwares e processadores muito responsivos. Assim, permitem analisar em tempo real a análise tridimensional do membro, os quais também são emitidos pelos marcadores.

Os computadores ainda devem ter uma tecnologia aberta, o qual irá permitir fazer a análise para diferentes tipos de implante ou tecnologia fechada de um único tipo de prótese.

Métodos de Referenciamento (BDR)

Os métodos de referenciamento devem ser padronizados pelas técnicas, utilizando pontos anatômicos mais específicos, permitindo, assim, a triangulação com o computador.

Uma parte do sucesso da cirurgia é devido a determinação adequada dos pontos de referência, como epicôndilos, movimentação do membro e superfície articular, por exemplo.

Por meio da união desses três elementos, torna-se possível criar uma imagem virtual tridimensional do joelho e sua relação com o eixo de carga mecânica.

Uma grande vantagem da navegação é o fato de dispensar a colocação de guias intramedulares na tíbia e fêmur.

Dessa forma, permite a colocação da prótese nas situações onde o canal medular acaba sendo obliterado ou tem deformidades anatômicas.

Além disso, os desfechos clínicos nos estudos também demonstram como vantagem o menor sangramento e microêmbolos cerebrais.

Outros estudos ainda apontam que a cirurgia de prótese navegada de joelho é capaz de reduzir o tempo de cirurgia também.

Quem faz cirurgia de prótese navegada de joelho?

Dr Ulbiramar Correia especialista em cirurgia minimamente invasiva no Joelho
Dr Ulbiramar Correia especialista em cirurgia minimamente invasiva no Joelho

O médico responsável por fazer a cirurgia de prótese navegada de joelho é o especialista em ortopedia e traumatologia.

Mas, como se trata de uma técnica bem avançada, apenas profissionais devidamente capacitados é que podem ministrar esse tipo de intervenção cirúrgica.

O Dr. Ulbiramar Correia, ortopedista especialista em joelho, é uma grande referência de cirurgia de prótese navegada de joelho.

Diante disso, é uma das opções para aqueles que precisam realizar esse tipo de tratamento.

Referências

Navigated versus conventional total knee arthroplasty: A prospective study at three years follow-up.

Disponível em:
https://www.elsevier.es/en-revista-revista-espanola-cirugia-ortopedica-traumatologia-429-articulo-navigated-versus-conventional-total-knee-S198888561830035X

Knee Prosthesis Navigation.

Disponível em:
https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-319-12943-3_11Navigated total knee arthroplasty:

Retrospective study of 600 continuous cases.

Disponível em:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877056821000694

Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também