Entenda como esta especialidade pode cuidar da sua saúde!
Que a oncologia é a especialidade que trata câncer todo mundo sabe.
Mas o especialista em câncer do sangue, você sabe quem é?
A hematologia é a área da medicina responsável por diagnosticar e tratar doenças relacionadas ao sangue e aos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, linfonodos e baço), incluindo os canceres desses sistemas.
E o que explica a existência de uma especialidade específica para cuidar de um tipo de câncer é o fato de a hematologia ser uma especialidade multifacetada.
O médico hematologista é formado para seguir o paciente onco-hematológico desde a suspeita da doença até sua cura ou terminalidade. Inclusive sendo responsável pelas análises dos exames que concluem pela presença ou ausência da doença, seu tratamento dentro e fora do hospital e seu acompanhamento visando prevenção de outros eventos.
Os canceres do sangue são doenças de particularidades ímpares, de forma que cada caso deve ser visto, planejado e tratado de maneira personalizada.
Ao longo dos últimos 10 anos, ocorreu uma verdadeira revolução no tratamento dos canceres hematológicos, com a chegada de novos medicamentos e terapias inovadoras, desenvolvidos para cada vez mais acertar o alvo que desregula a produção celular.
Algumas doenças, como a leucemia mieloide crônica e o mieloma múltiplo, passaram quase que de doenças terminais para doenças crônicas de controle altamente efetivo. O mais importante nesse caminho é ter um diagnóstico de certeza, com um hematologista atualizado e cercado de uma equipe altamente competente e comprometida.
Estar com o médico certo, no local certo, com enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais altamente qualificados é o caminho mais seguro e confortável para vivenciar a jornada do paciente oncológico.
A seguir, veja em quais situações é importante procurar um hematologista:
Alterações nos exames de sangue
Um dos motivos mais comuns para o encaminhamento ao hematologista são alterações no hemograma. Resultados que mostram anemia persistente, leucócitos (glóbulos brancos) alterados ou plaquetas muito baixas podem indicar condições como deficiências nutricionais, infecções ou até doenças mais graves, como leucemias.
Linfonodos inchados ou aumento do baço
O aumento dos gânglios linfáticos (ínguas) ou do baço pode ser sinal de infecções, doenças autoimunes ou linfomas. Nesses casos, o hematologista é o profissional indicado para conduzir a investigação e o tratamento.
Fraturas frequentes associadas a dores ósseas e alteração renal
Pacientes com anemia, alteração de função renal e dores ósseas, devem ser avaliados pelo hematologista para investigação de doenças da medula óssea que se apresentam com sintomas em outros tecidos.
Acompanhamento de doenças crônicas do sangue
Pacientes com diagnóstico de doenças como leucemia, linfoma, mieloma múltiplo ou distúrbios da medula óssea precisam de acompanhamento contínuo com o hematologista para definir e ajustar o tratamento.
Estar atento aos sinais do corpo e buscar avaliação médica ao menor sinal de anormalidade pode fazer toda a diferença. Procure por ajuda especializada!
Por:











