Sequelas de Covid-19 e Reabilitação Pulmonar

sequelas-covid-reabilitacao-pulmonar

A infecção pelo covid-19 pode gerar diversas consequências em nosso organismo. O processo de inflamação compromete o funcionamento de nossos sistemas digestivo, cardiovascular, neurológico, urinário e principalmente respiratório. Pacientes com comprometimento pulmonar extenso durante o período da infecção chegam a levar meses para recuperar a função respiratória normal e muitas vezes ficam com sequelas e cicatrizes permanentes.

Após o fim do período de contaminação e da infecção ativa pelo novo coronavírus é extremamente importante que seja avaliado pelo médico pneumologista a fim de analisar as possíveis sequelas da infecção. Nesse momento deverá ser feito um exame clínico detalhado, se necessário exames laboratoriais, cardiovasculares, de imagem e função pulmonar para um melhor diagnóstico. Os pacientes que apresentarem sintomas como tosse, falta de ar, dor torácica ou alterações nos exames complementares podem ser encaminhados à avaliação da fisioterapia respiratória, visando iniciar um programa de reabilitação pulmonar.

Reabilitação Pulmonar

O programa de reabilitação pulmonar é fundamental para a melhor recuperação do quadro. Nele o fisioterapeuta fará uma avaliação clínica detalhada da capacidade cardiorrespiratória e montará a prescrição de um programa específico e individual de exercícios voltados a recuperação de cada paciente.

Neste programa são combinados exercícios passivos e ativos, técnicas de pressão positiva, além de exercícios focados na melhora da capacidade aeróbia, de força e mobilidade.

Cada paciente poderá necessitar de um número diferente de sessões para reabilitação do quadro. A cada fim do ciclo de sessões pré-determinadas, uma reavaliação clinico-funcional é feita e o médico pneumologista juntamente com o fisioterapeuta respiratório decidem em conjunto com o paciente quais serão os novos passos e metas do tratamento.

Em pacientes com sequela de Covid-19, o seguimento multidisciplinar, a combinação da avaliação de médico e fisioterapeuta, e um tratamento individualizado centrado no doente são imprescindíveis para o sucesso e a boa recuperação do quadro.

 

Por: Dr. Ramiro Dourado
Pneumologista
CRM/GO: 18634 | RQE: 14267
  • quero-ouvir
Rolar para cima