TREINAR A MENTE PRATICANDO A ATENÇÃO PLENA – MINDFULNESS

aline-sostag-mindfulness-yoga-goiania

Prestar atenção no que estamos fazendo, enquanto estamos fazendo, parece simples, porém nos dias de hoje tem sido um grande desafio.

Empresas, apps, algoritmos disputam por nossa atenção e se tornam cada mais especializados em manter nossa distração.

Pegamos o celular para responder algo importante e de repente somos arrastados por algum “like”, que nos leva a assistir um vídeo, depois a compartilhar este vídeo, e lá está uma promoção piscando na lateral da tela, aí uma “rápida pesquisa” no google, e depois de quase uma hora rolando a tela, você desliga o celular e nem se lembra que o pegou para responder algo importante.

Além do excesso de estímulos externos, ainda temos que lidar com os estímulos internos, ou seja, com a mente agitada que não para de pensar.

A má notícia é que o mundo digital não vai desacelerar e nem desistir de tentar “sequestrar” a sua atenção, pelo contrário, a lucratividade destas empresas depende da sua atenção.

A boa notícia é que a atenção é uma habilidade a ser treinada. Podemos desenvolver a capacidade de prestar atenção.

Milhares de pessoas ao redor do mundo tem se beneficiado das técnicas dos programas de Atenção Plena, conhecidos como Programa de Mindfulness.

Um programa que traz comprovações científicas sobre a eficiência de se praticar técnicas atencionais como forma de aliviar o estresse e a ansiedade.

Mindfulness é uma técnica de meditação desenvolvida a partir de preceitos budistas, porém sem caráter religioso. Foi implementada nos Estados Unidos na Universidade de Massachusetts na década de 70 pelo pesquisador Dr. Jon Kabat Zinn, como parte de um programa de redução de estresse, e a partir de então disseminou para todos os continentes.

É uma prática específica de meditação que se concentra na atenção plena.

Jon Kabat Zinn a define como: “Prestar atenção no momento presente de forma intencional e sem julgamentos”. O foco é estar consciente dos pensamentos, sentimentos e sensações físicas à medida que ocorrem, sem reagir a eles.

Quando nos tornamos conscientes dos pensamentos, sentimentos e sensações físicas, somos capazes de responder aos desafios da vida de forma equilibrada, com mais ações do que reações.

Os benefícios obtidos mediante a prática regular do Mindfulness envolvem:

  1. Redução de estresse, ansiedade e sintomas de depressão;
  2. Redução da insônia;
  3. Flexibilidade cognitiva;
  4. Aumenta a capacidade de memória;
  5. Melhoria do foco;
  6. Benefícios para o corpo: auxílio na redução de peso, redução da dor crônica, aumento da imunidade, entre outros.

A mente produz pensamentos e nos leva para lugares bem distantes de onde realmente estamos.

Esses pensamentos na maioria das vezes nos carregam para o passado ou para o futuro.

Os pensamentos que nos remetem ao passado podem trazer recordações alegres, mas também podem provocar tristeza, culpa e até mesmo levar a depressão.

Já aquelas pessoas com a tendencia de pensar sempre no futuro, experimentam a tal ansiedade, pois a mente pode criar situações catastróficas e tirar até mesmo noites de sono.

E não há nenhum problema em recordar o passado ou muito menos em planejar o futuro, aliás como isso é necessário, o problema se instala quando perdemos a capacidade de valorizar e desfrutar da vida aqui e agora e deixamos de viver o momento presente.

Ser capaz de perceber os instantes em que a mente se distrai, ser capaz de interromper a distração e principalmente, ser capaz de escolher onde colocar o foco da Atenção é o que fará a diferença na qualidade dos nossos dias e das nossas relações.

Que vamos nos distrair é um fato. Mas não perceber os momentos de distração nos desconecta de onde estamos e do que estamos fazendo. Nos tira a oportunidade de experimentar e valorizar aquele instante, aquela pessoa, de escutar a história daquele paciente, de degustar o sabor daquele café.

Praticar a atenção é possível e nunca foi tão necessário, e assim como treinamos o corpo, também podemos treinar a mente, o treino é simples, mas requer disciplina.

Comece escolhendo algo simples na sua rotina para dedicar a sua atenção (enquanto dirige, toma banho, conversa com alguém, passeia com seu animal de estimação, lê um livro, escuta uma música, pratica um esporte).

Logo você vai se distrair, e está tudo bem (não precisa brigar com a mente). Ao perceber que se distraiu, apenas traga a atenção de volta, sem julgamentos!

E faça isso quantas vezes for necessário, se você se distrair 19 vezes, traga a atenção de volta 19 vezes! Este é o treino do “músculo da atenção”.

Aos poucos, nos tornamos capazes de perceber mais rápido os momentos de distração, e com a pratica, conseguimos sustentar nosso foco por mais tempo no que estamos fazendo.

Experimente e perceba o quanto momentos de atenção e presença transformam toda e qualquer experiencia.

Boa prática!!

  • dra-vania-pinho-goiania-vascular
Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também