Os tumores na coluna são uma lesão relativamente frequente e que muitos pacientes sentem medo no momento em que descobrem essa doença, pois uma lesão medular tem o potencial de ser um caso mais delicado de se tratar.
Na grande maioria dos casos, esses tumores surgem de metástases de outros órgãos e são mais comuns em idosos. Nesta matéria, o Dr Daniel Labres da Silva Castro, médico ortopedista, especialista em cirurgia da coluna explica sobre as causas, o tratamento cirúrgico e a recuperação pós-cirúrgica.
Causas dos tumores na coluna
Os tumores na coluna podem surgir de duas maneiras: primariamente ou por metástase. Os tumores primários são raros e surgem na própria coluna. Já os tumores por metástase são muito mais comuns e surgem a partir de células cancerígenas que se deslocam de outros órgãos, como pulmão, mama, próstata e rim, e se instalam na coluna vertebral.
Esses tumores podem provocar dor nas costas, moderada ou intensa, e causar outros sintomas, como fraqueza muscular, falta de coordenação, formigamento ou dormência nos membros inferiores, e, em casos mais graves, podem levar a perda de sensibilidade e paralisia.
Tratamento cirúrgico
O tratamento cirúrgico é uma das opções para tratar os tumores na coluna. O objetivo da cirurgia é remover a maior parte do tumor possível e aliviar a pressão sobre a medula espinhal ou os nervos. A cirurgia pode ser realizada por meio de uma abordagem anterior, pela frente da coluna vertebral, ou por uma abordagem posterior, por trás da coluna vertebral.
Em alguns casos, além da cirurgia, o tratamento é realizado com o acompanhamento de radioterapia ou quimioterapia, que ajudam a controlar a proliferação das células cancerígenas.
Recuperação pós-cirúrgica
A recuperação pós-cirúrgica pode variar de acordo com o tipo de cirurgia realizada e a extensão do tumor. Em geral, os pacientes precisam ficar internados por alguns dias e podem ter que usar um colete cervical ou lombar por um tempo após a cirurgia.
A fisioterapia é muito importante na recuperação pós-cirúrgica e deve ser iniciada o mais cedo possível para ajudar a recuperar a força muscular e a mobilidade. Os pacientes também devem seguir as orientações médicas para evitar lesões e complicações, como evitar levantar peso e fazer atividades físicas que possam causar impacto na coluna.
Procurar um especialista é fundamental
É muito importante que os pacientes que apresentam sintomas de tumores na coluna procurem um médico ortopedista especialista em cirurgia da coluna o mais rápido possível. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento e para evitar complicações e danos permanentes à medula espinhal.
Os avanços tecnológicos e a evolução das técnicas cirúrgicas permitem que os pacientes tenham um tratamento cada vez mais eficiente e com menos riscos, trabalhando sempre para melhorar sua qualidade de vida!
Por: Dr. Daniel Labres da Silva Castro
Ortopedia – Cirurgia da Coluna
CRM/GO: 12999| RQE: 7551