Figurando entre as maiores cooperativas financeiras do país, Sicoob UniCentro Br ultrapassa R$ 8 bilhões em ativos, mais de 130 mil cooperados e 100 agências em cinco estados, além de consolidar sua importância na economia brasileira e seu DNA médico
Dois anos antes do lançamento do Plano Real, em 1992, 32 médicos visionários se uniram para iniciar uma cooperativa financeira na capital do Estado de Goiás. Inicialmente, a cooperativa foi criada para atender ao segmento médico, mas passou por diversas transformações ao longo dos anos que a levaram a alcançar novos territórios e ampliar sua base de cooperados – para além do setor de saúde – até chegar ao nome atual: Sicoob UniCentro Br. Com isso, a cooperativa financeira expandiu nas últimas três décadas e hoje figura entre as cinco maiores do Sistema no país. Contudo, ainda que tenha adotado a livre admissão, o cuidado e o relacionamento com a área médica foram mantidos pela instituição, tornando-a referência para esse setor, com taxas, atendimento e condições especiais para os cooperados médicos, que reforçam esse vínculo.
O atual diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia, que é médico oftalmologista, observa que desde a criação da cooperativa financeira até os dias de hoje, o cuidado com a saúde financeira dos médicos está no DNA da instituição e ocupa papel central entre os objetivos e estratégias que os gestores desenvolvem. “Nascemos como uma cooperativa voltada para esses profissionais, talvez por isso essa preocupação seja tão importante para nós. Não apenas com a oferta de benefícios exclusivos e tarifas especiais em financiamentos, mas também com a compreensão das necessidades e valores da classe médica que buscamos levar em todas as nossas frentes, desde o atendimento especializado e personalizado até a ações de educação financeira e desenvolvimento profissional dos cooperados médicos”, destaca o diretor-presidente.
Nossa História
Como um dos cooperados pioneiros, o atual presidente do Conselho Administrativo (gestão 2024/2027), o ginecologista e obstetra Clidenor Gomes Filho – que também possui ampla experiência em gestão de negócios –, acredita que o tempo mostra a relevância e a coragem dos fundadores da instituição. “Reunimos médicos que possuíam inúmeras habilidades, com pensamentos que geraram atitudes inovadoras em um momento complexo e extremamente vulnerável da economia brasileira. Olhando para trás, creio que fomos ousados e aguerridos, visionando naquela época a importância do que é hoje o Sicoob UniCentro Br, que vai além dos números de expansão que são, inclusive, bastante expressivos”, reflete Clidenor.
No ano passado, a instituição superou a marca de 100 mil cooperados e inaugurou sua 100ª agência, localizada na Avenida Faria Lima, em São Paulo – região considerada o coração financeiro do Brasil. Já em 2024, o Sicoob UniCentro Br ultrapassou a marca histórica de R$ 8 bilhões em ativos – registro que representa o capital acumulado de tudo o que os cooperados investiram e que é administrado pela cooperativa, como depósitos, empréstimos, aplicações, dinheiro em conta, patrimônio, dentre outros. Diante desses números, Clidenor destaca que a atuação da cooperativa impacta diretamente na vida cotidiana dos brasileiros nas cinco regiões nas quais atua, especialmente nos quesitos de descentralização do crédito, inclusão financeira e fortalecimento de pequenas economias.
Atuação Estratégica
Após pouco mais de uma década do início das operações, a cooperativa expandiu suas atividades para além de Goiás, com a abertura de agências no Distrito Federal, em 2005, e Tocantins, em 2007. Em 2018, a cooperativa marcou sua entrada no estado de São Paulo. Já o ano de 2021 trouxe o início de um robusto plano de expansão, com a abertura de 74 novas agências e a mudança do nome para Sicoob UniCentro Br, refletindo a amplitude nacional da instituição.
Atualmente, o Sicoob UniCentro Br conta com mais de 130 mil cooperados distribuídos em 100 agências físicas e uma digital. A cooperativa tem forte presença em cinco estados brasileiros, com destaque para São Paulo, onde já operam 52 agências. Ao facilitar o acesso ao crédito em regiões menos atendidas por grandes bancos, como Miracema do Tocantins e Araporã – Minas Gerais, o Sicoob UniCentro Br fomenta o desenvolvimento de áreas periféricas, ampliando as oportunidades econômicas e sociais. “Também contribui para a geração de empregos e, ao oferecer produtos financeiros com condições mais acessíveis, promove o crescimento de empreendedores e o fortalecimento das economias locais”, completa o diretor-presidente, Diogo Mafia.
DNA Médico
Desde 2013, o Sicoob UniCentro Br é uma cooperativa financeira de livre admissão, o que permite que qualquer pessoa física ou jurídica se associe, desde que cumpra os requisitos estabelecidos no estatuto da cooperativa. Contudo, além do corpo diretivo técnico com profissionais do mercado, a instituição ainda possui forte vínculo com o segmento médico, tendo em sua diretoria diversos desses profissionais que, com suas expertises em gestão e no “DNA médico”, contribuem para o fortalecimento do Sicoob UniCentro Br nesse segmento. Conheça alguns deles.
Clidenor Gomes Filho
O ginecologista e obstetra Clidenor Gomes Filho, que hoje é Presidente do Conselho Administrativo do Sicoob UniCentro Br, já está próximo de atingir 40 anos de carreira médica. Sua história com a instituição é um retrato de quão desafiadora pode ser a conciliação das rotinas, mas, ainda assim, possível. Clidenor participou da assembleia de fundação da cooperativa, mas um fato inusitado não permitiu que ele assinasse a ata. “Na minha geração, fui o obstetra com o maior número de partos normais em Goiânia. Eu estava na assembleia de fundação da cooperativa e acabei não assinando a ata exatamente porque saí para fazer um parto. Mas desde o começo da cooperativa eu sempre estive envolvido, seja como associado comum ou na gestão”, revela.
Sócio do Hospital e Maternidade Ela, Clidenor esclarece que coordenar duas atividades multifacetadas, como médico e administrador, é enfrentar desafios concretos e tentar encontrar soluções aplicáveis. “Não sonhamos apenas com o ideal, pois, na prática, é preciso se ater ao que é possível. Essa é a semelhança mais importante, entre medicina e gestão, porque de fato a vida é o que ela é, e não o que a gente quer que ela seja”, analisa.
O médico Diogo Mafia Vieira administra seu tempo entre o Sicoob UniCentro Br, no qual é diretor-presidente, e a oftalmologia. Diogo conta que sua relação com a cooperativa começou ainda na infância, já que seu pai, Edson Nunes Vieira, também médico, o levava às reuniões sociais da instituição. Ele relata que, enquanto criança, essa vivência despertou nele não somente o desejo de ser médico, mas também o objetivo de ser parte de uma instituição que auxilia, orienta e cuida da vida financeira dos profissionais de sua área, já que, por se tratar de um profissional liberal, o médico deve aprender a exercer seu lado gestor desde o início da carreira.
Diogo é sócio do Hospital VER, que é referência no segmento no estado de Goiás, o que confere ainda mais experiência na gestão de negócios. “Quando começamos a atender, precisamos gerir consultório próprio, finanças, funcionários, ou até mesmo responsabilidades em algum hospital. O aprendizado que tive nos cursos que fiz por meio da cooperativa, pude aplicar na minha vida profissional. Iniciei com um pequeno consultório, aplicando as técnicas de gestão de negócios, e consegui avançar até transformar em um hospital, que passou por algumas fusões e hoje é a principal rede de oftalmologia do Estado de Goiás”, revela. E complementa: “Toda essa experiência empresarial conferiu a mim a possibilidade de ocupar a cadeira de diretor-presidente, com conhecimento e visão estratégica que me ajudam a compreender a importância do meu papel como médico, líder e gestor”.
Com a posição de Diretor de Relacionamento e Inovação no Sicoob UniCentro Br desde o ano passado, José Umberto Vaz de Siqueira acumula vasta experiência em sua carreira na medicina. O gestor é membro-titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e membro-efetivo da Sociedade Brasileira da Coluna. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia Regional Goiás na gestão de 2015 e, atualmente, é o segundo vice-presidente da Associação Médica de Goiás (AMG), gestão 23/26. Tanto a atuação acadêmica como a participação em diversas instituições médicas revelam o peso de ter o médico José Umberto ocupando a cadeira de diretor de Relacionamento e Inovação, uma vez que isso reforça a relação do Sicoob UniCentro Br com essas entidades da classe e reitera o DNA médico da instituição.
Com esse extenso currículo, José Umberto explica que, apesar de desafiador, é possível conciliar as funções, sem abandonar o consultório. “Mesmo na medicina, é preciso entender bastante sobre gerir pessoas, sejam pacientes, funcionários ou prestadores de serviço. Por essa razão, atuar na cooperativa me ajuda a aprimorar minha capacidade de gestão, além de contribuir para meu crescimento profissional e pessoal”, avalia. Ele pontua que, como diretor, é possível promover o fortalecimento das relações profissionais, com o estreitamento dos vínculos entre os colegas, além do contato com estratégias e inovações do universo financeiro, que agregam à carreira dos cooperados médicos, levando-os a cuidar mais da saúde financeira e a expandir suas visões de mundo, por meio das ações que a cooperativa oferece, de ordem educativa, social e cultural.
Diretor de Controle e Riscos no Sicoob UniCentro Br, Rodrigo Naves Pinto é angiologista e cirurgião vascular. Com vasta experiência na área, é reconhecido pelo seu comprometimento em oferecer tratamentos individualizados e eficazes para seus pacientes. É essa precisão com que atua na profissão de origem que dá a ele habilidades para atuar na gestão de controle e riscos, uma prática de Governança Corporativa cujo propósito é a proteção do valor da organização. Além disso, contribui para a previsão dos eventos que podem impactar o desempenho da empresa e auxilia na tomada de decisão com vistas a prover razoável segurança no cumprimento da missão e no alcance dos objetivos organizacionais. Há 15 anos vinculado ao Sicoob UniCentro Br, inicialmente como cooperado e hoje como diretor, Rodrigo relata que as duas atividades acabam por se complementar: “É um grande desafio de gestão interessante e importante que exerço. Não existe gestão empresarial bem-sucedida sem uma excelente gestão de negócios. Assim, conseguimos alavancar todos os projetos empresariais da área médica, aplicando os conhecimentos básicos da gestão de negócios, desde o atendimento a novos pacientes e clientes, até mesmo mapeando toda a jornada desse cliente dentro das clínicas ou dentro das nossas entidades empresariais”.