Harmonia Biológica de cada Pessoa x Padronização dos Sorrisos

visagismo-harmonia-do-sorriso-goiania

A odontologia estética passa por transformações constantes e os avanços do setor resultam em novas técnicas, cujos resultados são cada vez mais próximos de quem sonha com um sorriso bonito.

Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), a busca por lentes de contato dental registrou um aumento de 300% entre 2014 e 2015. O órgão também projetou, à época, que a tendência seguiria em alta no país. Para a odontóloga especialista em Endodontia Microscópica Márcia Luz, tal aumento se deve, principalmente, à valorização intensa da autoimagem que a sociedade tem vivido, em razão da exposição nas redes sociais. Contudo, ela alerta que é preciso ter cautela na recomendação de determinados tratamentos como as lentes de contato dental e as facetas.

Tradicionalmente, as facetas, as lentes de contato ou as coroas totais eram indicadas somente para aqueles dentes que realmente estavam com comprometimento estético muito sério com a destruição severa da coroa do dente, que é essa parte branca que o paciente enxerga. Então, por exemplo, se o paciente quebrou um dente, teve um trauma ou teve uma cárie muito extensa no esmalte ou na dentina do dente, realmente há a indicação.

“Hoje, todo mundo quer ter o mesmo tamanho, cor e formato de dente, sem levar em conta que a nossa dentição é reflexo do nosso biotipo. Se eu tenho um rosto fino e pequeno, ou se eu sou alta ou baixa, o meu sorriso deve acompanhar essa harmonia entre boca, nariz e corpo”, avalia a Dra. Márcia Luz.

Quanto ao desgaste, isso tem a ver com a individualidade de cada paciente. “Se o paciente já tem os dentes alinhados e deseja colocar uma lente de contato ou uma faceta para melhorar a estética, o desgaste pode ser pontual. Porém, se o paciente tem os dentes desalinhados e quer pular a etapa do uso do aparelho, então o desgaste será́ maior e, a depender de como for feito, pode comprometer a estrutura dental”, pontua.

A ausência de desgaste dental é muito difícil existir, porém as tecnologias como motores elétricos, magnificação, microscópio, lupa, entre outras, proporcionam desgastes menos invasivos. Busque sempre um profissional qualificado para uma melhor avaliação e indicação para o seu tratamento!

Por:

  • core-igor-bezerra
Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também