Pilates e Reabilitação Pós-Covid

pilates-reabilitacao-poscovid

Quais as sequelas neuromotoras e cardiopulmonares da Covid 19 para os pacientes sintomáticos que seguem para internação ou tem diagnóstico tomográfico de comprometimento pulmonar?

Nestes casos, podemos observar que a inflamação aguda nos tecidos pulmonares deixam cicatrizes no pulmão que comprometem a complacência e a capacidade de trocas gasosas e assim, também comprometem a função energética das células de todo o corpo.

No sistema cardiovascular, observa-se a tendência de produção de trombos, o que também dificulta o suprimento energético dos tecidos e facilita que ocorram isquemias dos tecidos de todos os sistemas corporais, que podem evoluir para o comprometimento dos rins, fígado, cérebro, coração, dentre outros.

Observa-se, também, desenvolvimento de polineuropatia, que é o comprometimento dos nervos periféricos que desencadeia fraqueza muscular, fadiga crônica, perda de motricidade e sensação de formigamento e dormência persistentes. Além da polineuropatia, o tempo em que o paciente fica acamado e/ou intubado, também pode contribuir para perda de massa muscular, perda da flexibilidade e perda de condicionamento cardiopulmonar, o que compromete a realização de atividades que eram consideradas simples e corriqueiras pelo paciente.

 

Como o Pilates Terapêutico pode auxiliar a tratar as sequelas ou sintomas pós-Covid 19?

O Pilates Terapêutico é uma modalidade de treino físico com exercícios resistidos de baixa a média intensidade que trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, explorando todos os decúbitos e posturas para desenvolver o ganho de massa muscular, o aumento da flexibilidade e a melhora da circulação sanguínea. Além disso, utilizamos treino respiratório para melhora da complacência e capacidade pulmonar como os exercícios específicos do Método Pilates Tradicional de Joseph Pilates associado a outras modalidades de treino respiratório como a Respiração Percussiva de Ron Fletcher.

 

Há a necessidade de associar o Pilates Terapêutico a alguma outra modalidade de condicionamento físico?

Para ter uma reabilitação pós-Covid 19 com eficiência, há a necessidade de associar o Pilates Terapêutico a algum treino aeróbio, como exemplo, o treino Ergométrico para condicionar o sistema cardiopulmonar de maneira eficiente e segura.

 

Qualquer paciente pode fazer reabilitação pós-Covid com o Pilates Terapêutico e o treino Ergométrico?

Nem todo paciente pode fazer Pilates Terapêutico e treino Ergométrico pós-Covid 19, apenas aqueles que ao serem submetidos ao teste de caminhada de 6 minutos em frequência cardíaca submáxima e conseguem manter uma boa saturação, poderão desenvolver essas atividades. Os pacientes que têm diminuição da oxigenação durante o teste necessitam fazer Reabilitação Pulmonar com um profissional Fisioterapeuta especializado até que consigam manter a saturação, e assim, possam seguir para o Pilates Terapêutico e treino Ergométrico.

Por: Dra. Gracielli Manso
Fisioterapeura
Crefito: 0967-F
  • sicoob-unicentro-brasileira
Rolar para cima