Principais Causas de Dor no Ombro

principais-causas-dor-ombro

Você já sentiu dor nos ombros? Trata-se de uma queixa muito comum e existem vários diagnósticos possíveis e nem tudo é bursite! Neste texto vou fazer um breve resumo das principais causas de dor nos ombros.

O ombro possui uma anatomia complexa, composta por 3 articulações e inúmeros músculos e tendões, sendo assim a dor pode vir de diferentes locais e irradiar para o braço ou escápula. A coluna cervical também pode gerar dor irradiada para o ombro e braço. Esta dor pode eventualmente ser bem localizada, mas em geral é difusa e temos dificuldade em apontar exatamente o ponto doloroso. O exame físico por um médico especialista em ombro é fundamental para o diagnóstico da causa da dor.

Tendinite e Bursite do Ombro

Essa é a causa mais comum de dor no ombro. Pode estar relacionada a esforços repetitivos no trabalho ou no esporte, de modo cumulativo (over-use), mas também pode ocorrer subitamente, após um movimento mais brusco com o braço ou um esforço excessivo. Um percentual alto das tendinopatias se torna crônica sem o tratamento adequado.

Lesão dos Tendões do Manguito Rotador

Neste caso ocorre o rompimento de algum tendão ao redor do ombro e na maioria dos pacientes a dor é semelhante à da tendinopatia. Quando ocorre o rompimento de um ou mais tendões, geralmente há perda de força, maior tempo de dor, crepitações e podem ser de maior intensidade.

Capsulite Adesiva ou Ombro Congelado

A capsulite adesiva, conhecida popularmente como ombro congelado, é uma doença que causa inflamação na cápsula articular do ombro e gera inicialmente dor de alta intensidade, seguida de limitação dos movimentos do ombro após alguns meses. É uma doença muito comum, mas infelizmente não é muito conhecida, causando atrasos no diagnóstico correto. Além disso, os exames de imagem podem não fechar o diagnóstico nas fases iniciais da doença.

Tendinite Calcária

É um tipo de tendinite de ombro em que há deposição de cálcio (calcificação) no tendão. É uma causa de dor comum nos pacientes ao redor dos 40 anos de idade. O depósito de cálcio ocorre lentamente ao longo de meses e pode gerar dor leve ou desconforto, semelhante à uma tendinite leve. Mas subitamente pode ocorrer uma dor muito intensa. Nessa fase há a chamada fase de reabsorção ou expulsiva, em que o depósito de cálcio será parcial ou totalmente reabsorvido.

A dor na fase expulsiva é muito intensa e aguda. Muitos pacientes não conseguem sequer movimentar o braço e o ombro nessa fase, sem melhora mesmo com medicações analgésicas fortes. A dor pode estar associada à perda de força do ombro.

Dor Paraescapular

A dor ao redor da escápula pode ter diversas causas, entre elas as ALTERAÇÕES DA COLUNA CERVICAL (Hérnias, estenose de canal e artrose, por exemplo). Nessa situação, a dor no ombro é secundária a uma irradiação da coluna cervical. ALTERAÇÕES POSTURAIS E DESEQUILÍBRIOS MUSCULARES. Uma postura ruim pode influenciar direta ou indiretamente as causas de dor no ombro. DISCINESIA DA ESCÁPULA. É a alteração dos movimentos normais da escápula, originado por diferentes causas. Muitos casos são subdiagnosticados, principalmente pelo falta de conhecimento no assunto.

Artrose Acromioclavicular

A articulação acromioclavicular está localizada na parte mais superior do ombro e pode ser facilmente palpada na parte mais lateral da clavícula. Artrose é a degeneração de uma articulação, com perda da cartilagem local. O desgaste dessa articulação é muito comum e pode ocorrer em adultos jovens. Aos 40 anos, muitos indivíduos, principalmente quem praticou exercícios físicos com os membros superiores, poderão apresentar artrose dessa articulação.

Lesões do Lábio Superior (SLAP) e do Tendão da Cabeça Longa do Bíceps

As lesões SLAP são mais frequentes nos praticantes de atividades esportivas com os membros superiores, principalmente nos esportes de arremesso. Essas lesões são mais dolorosas nas posições do braço em abdução e rotação externa, como no momento final da armação de um arremesso. Podem dificultar ou impossibilitar o saque do tênis, o arremesso de uma bola ou dificuldade para alguns exercícios de musculação.

Artrose do Ombro

A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos. Este atrito nas articulações provoca uma inflamação da mesma, gerando dor e limitação dos movimentos do ombro. A artrose do ombro é mais rara que do quadril, joelhos, mãos e coluna, mas pode gerar limitações muito importantes para atividades diárias e muita dor.

Artropatia do Manguito Rotador

É um tipo de artrose do ombro causado por roturas antigas do manguito rotador. É comum que os pacientes com artropatia do manguito rotador apresentem perda, descrita como pseudoparalisa do ombro, quando não conseguem elevar a mão acima do nível do ombro.

 

Por: Dr. Thiago Barbosa Caixeta
Ortopedia e Traumatologia
CRM/GO: 13291 | RQE: 8070
  • coe-ortopedia-especializada
Rolar para cima