A artroplastia do joelho é uma cirurgia muito comum na rotina do médico ortopedista especialista em joelho. Esse procedimento é caracterizado pela substituição da articulação doente por uma prótese de joelho.
Esta cirurgia é realizada geralmente para tratar a artrose, uma doença degenerativa e crônica que prejudica e desestabiliza o joelho do paciente, causando dor, dificuldade de locomoção e perda da qualidade de vida.
Com a evolução das técnicas, a cirurgia de artroplastia se modernizou, fazendo com que hoje existam basicamente 2 modos de realizá-la: o modo convencional e a artroplastia de joelho navegada.
Mesmo com ambas apresentando resultados satisfatórios, um dos métodos se sobressai, por trazer maior precisão ao cirurgião, mas é importante a avaliação para saber qual a mais indicada para o caso em análise.
Afinal, como é realizada a artroplastia de joelho navegada?
Em ambos os métodos, a cirurgia de artroplastia de joelho consiste na substituição da articulação do joelho por uma prótese, diminuindo assim os sintomas de dor e melhorando a capacidade de locomoção do paciente. Navegada ou convencional, a substituição da articulação será feita, mas a forma como ela é realizada que diferencia uma da outra.
No método navegado, a cirurgia é realizada com o auxílio de um computador. A navegação é um sistema que capta as informações anatômicas do paciente e dos instrumentos cirúrgicos, transmitindo-as para o computador, que as processa por meio de um software. Este software, por sua vez, devolve ao cirurgião ortopedista informações em tempo real, que o auxiliarão a realizar o procedimento com maior precisão.
Cirurgias que antigamente constituíam verdadeiros desafios ao ortopedista pela gravidade da deformidade no joelho do paciente, são hoje, graças à prótese navegada, possíveis de serem realizadas com melhor precisão e melhores resultados.
E o método convencional, quando é indicado?
O método convencional é realizado sem o auxílio de computadores na cirurgia. Nesse caso, o ortopedista utiliza guias específicos (como se fossem réguas ou moldes) e, visualmente, realiza os passos da cirurgia, que depende mais da expertise e habilidade do cirurgião.
No método convencional, a precisão é muito importante também, mas sua obtenção não é igual ao método navegado, já que o computador não fará os cálculos de incisões e posicionamento das ferramentas.
Qual método devo escolher para a minha cirurgia de prótese do joelho?
Cada caso é único, e a decisão deve ser tomada juntamente com seu médico ortopedista especialista em cirurgia do joelho, mas a tecnologia adicional utilizada no método navegado trás maior precisão e confiança para uma cirurgia segura e com a garantia do melhor resultado possível.
Procure um médico ortopedista especialista em joelho, para que seja realizado um estudo detalhado do seu caso, para uma melhor indicação ao procedimento!
Por: Dr. Ulbiramar Correia da Silva Filho
Ortopedia e Traumatologia
CRM/GO: 11552 | SBOT: 12166 | RQE: 7240