Existem alguns sinais que alertam para Apneia obstrutiva do sono e devemos estar alertas, como: Acordar cansado e indisposto. Além de comprometer a sua qualidade de vida,, o distúrbio pode ocasionar diversos problemas de saúde a longo prazo, por isso é necessário procurar tratamento.
O que é apneia do sono?
A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio no qual a pessoa tem a respiração interrompida por vezes durante o sono.
Nesses intervalos em que o indivíduo para de respirar, há uma diminuição na oxigenação do sangue. Isso faz com que os batimentos cardíacos se acelerem e que também ocorra a contração dos vasos sanguíneos. Por este motivo, a apneia pode contribuir para a arritmia cardíaca e também para quadros de hipertensão arterial. Sendo ainda, é um fator de risco para o surgimento da diabetes tipo 2.
Quais os principais sintomas?
Um sintoma bastante característico da apneia do sono é o ronco, o que pode incomodar inclusive o parceiro que dorme ao lado. Aliás, muitos pacientes acabam procurando um médico devido ao ronco e não por conta das pausas na respiração.
Mas, existem outros sintomas desta condição:
Engasgos enquanto a pessoa dorme;
Sensação de sufocamento;
Sono muito agitado;
Sonolência e falta de disposição durante o dia;
Humor alterado devido ao cansaço;
Respiração ofegante;
Dores de cabeça logo ao acordar.
Quais as causas desse problema?
A apneia do sono pode ser decorrente de diversos fatores, listamos os principais:
Obesidade;
Uso exagerado de álcool;
Tabagismo;
Uso constante de remédios calmantes para dormir;
Hábito de dormir de barriga para cima;
Amígdalas ou adenoides grandes;
Problemas na anatomia do maxilar;
Como o dentista pode ajudar a tratar esse distúrbio do sono?
Em muitos casos o tratamento para apneia obstrutiva do sono deve ser realizado através de equipe multidisciplinar.
Quando pensamos em problemas relacionados ao sono que podem ser tratados pelo dentista, logo vem à mente o bruxismo. Porém, em alguns casos de apneia, o tratamento também pode ser feito por esse profissional.
Após a avaliação do paciente, o dentista pode indicar o aparelho intraoral (AIO), uma peça de silicone que atua como um reposicionador anterior da mandíbula. O dispositivo faz com que ocorra um avanço da posição mandibular e/ou da língua, ampliando o espaço de fluxo de ar para a respiração do paciente.
O aparelho é eficaz no combate às interrupções respiratórias e, em muitos casos, pode até eliminar o ronco. Assim, o indivíduo consegue ter uma noite de sono de qualidade. Além dos bons resultados, a vantagem é o fato de o aparelho ser removível, fácil de ser transportado em caso de viagens e bastante adaptável, permitindo ao paciente dormir normalmente.
Uma das possíveis indicações para tratamento nestes casos é a cirurgia ortognática, quando o problema se relaciona com problemas de anatomia do maxilar, por exemplo.
É indispensável que o paciente realize uma consulta com profissional capacitado, para que seja indicado o melhor tratamento para ele.
Por: Dra. Cristiane Barbosa Santos
Odontologia
CRO/GO: 11461