Saiba mais sobre a Endometriose!

endometriose-dr-maxley-alves

O que é Endometriose?

A endometriose é uma condição pouco diagnosticada muito mais pela falta de informação. Uma doença que acomete 1 a cada 10 mulheres é de alto impacto social. São mulheres que sofrem desde uma fadiga crônica inexplicável até dores limitantes. É uma condição que inflama o corpo da mulher, gerando transtornos imunológicos do organismo para sua defesa. Estas alterações levam a um processo de oxidação importante, principalmente na pelve feminina. Os sintomas variam desde um padrão de menstruação muito dolorosa, as vezes com volumosos fluxos mensais. Também pelo crescimento e infiltração da doença, as dores passam a incomodar e limitar a vida sexual, com dores que irão além do corpo, mas também da alma. Muitas mulheres, por falta do diagnóstico adequado, são submetidas a múltiplas terapias, medicações e também cirurgias não resolutivas.

Como surge a Endometriose?

Muitas são as teorias sobre esta doença, mas com as pesquisas científicas, temos cada dia mais avançado. As células endometriais provavelmente são formadas desde a mais tenra infância, ainda embrionária. A partir do momento que a menina menstrua as alterações hormonais, principalmente da elevação do estrogênio e queda nos receptores de progesterona faz com que células endometriais se propaguem e cresçam dentro do abdome, principalmente na pelve feminina. Uma condição que vai crescendo, na maioria das vezes, silenciosamente, e passados alguns anos, as dores se intensificam, podendo também levar a casos de infertilidade feminina.

O que a Endometriose impacta na vida das mulheres e suas famílias?

A endometriose diagnosticada mais tardiamente na vida das mulheres leva a desentendimentos e muitas dúvidas. Uma afirmação muito comum na nossa rotina de atendimentos é : “Doutor, pensei que estava ficando louca !”. Já cheguei a ouvir de algumas mulheres em pleno choro que pensaram em tirar a própria vida, por tanto sofrimento. O impacto nos relacionamentos amorosos é direto. Alterações recorrentes dos ciclos menstruais, baixa resposta a tratamentos tradicionais, o não diagnóstico adequado, dores recorrentes, limitação de esforços físicos, práticas sexuais limitadas e muitos casos de infertilidade são muito comuns nas vidas destas mulheres, impactando suas famílias. Quando temos o diagnóstico e iniciamos o tratamento direcionado, sempre solicitamos que, se possível, a mulher deixe a família ou seus companheiros participarem diretamente do tratamento conosco. O apoio da base familiar é de extrema importância nos resultados positivos.

O tratamento da Endometriose é efetivo?

Com a evolução da tecnologia e do conhecimento, o tratamento da endometriose tem sido cada vez mais eficaz. Primeiramente, a informação da existência desta patologia já nos ajuda muito. O diagnóstico pode em média demorar 15 anos desde o início dos sintomas. Atualmente, temos conseguido abaixar esta média para 7 anos. Equipes médicas de diagnóstico cada vez mais especializadas, equipamentos de imagem mais sensíveis e disponibilização pelo país de médicos mais capacitados tem impactado nesta condição. Quanto mais precoce o diagnóstico melhor será o controle. Ainda não falamos em cura, assim com outras doenças crônicas, mas podemos possibilitar as mulheres uma jornada com muito mais qualidade de vida, solucionando ou controlando da forma mais eficaz os quadros de dor e aumentar as perspectivas da fecundidade.

O tratamento, na maioria das vezes, hormonal em algum momento se faz necessário. Muito importante ressaltar que existe padrão de alimentação que auxilia no controle da inflamação.  Suplementos vitamínicos nos auxiliam nos quadros oxidativos. A prática esportiva é mandatória para estimulação da produção de Beta-endorfina. A cirurgia realizada no momento certo e de forma efetiva, com a ressecção das lesões por equipe cirúrgica especializada gera excelente resultado na qualidade de vida.

Recado final

Ressaltando, endometriose é uma doença benigna, mas que toma aspecto de malignidade, pois infiltra órgãos e estruturas no organismo da mulher. E apesar de não levar a gravidade que um câncer pode gerar, mas “mata a qualidade de vida da mulher” ainda em vida.

A informação, o conhecimento, a busca por tratamento e orientações de especialistas com toda clareza modifica o destino para desfechos melhores, tanto na qualidade de vida quanto na fertilidade feminina. As famílias precisam abraçar estas mulheres, pois, sem dúvidas esta é a parte do tratamento mais importante.

Dr. Maxley Martins Alves é Médico Cirurgião Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica, atuando a mais de 10 anos em Endometriose Profunda.

Por:

  • dr-charles-esteves-angilogista-goiania
Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também