O sorriso gengival é uma condição em que uma grande quantidade de gengiva é exposta quando uma pessoa sorri, isso pode afetar a estética do sorriso e ser uma fonte de constrangimento para algumas pessoas.
A gengiva altera a condição do sorriso?
O contorno gengival alterado é outra condição que afeta a aparência dos dentes e do sorriso. Ele se refere à assimetria ou irregularidades no contorno da gengiva ao redor dos dentes.
Como podemos corrigir o sorriso gengival e o contorno gengival alterado?
Para corrigir esses problemas estéticos, é possível realizar um planejamento digital para determinar o tamanho ideal dos dentes e a quantidade de gengiva que deve ser exposta ao sorrir. Isso pode ser feito através de imagens digitais (tomografia) e fotografias, permitindo que o dentista determine a proporção ideal, definindo um desenho novo e personalizado do sorriso.
Na foto 1 a Dra Paula Cardoso mostra o traçado do planejamento digital que determina a quantidade exata de gengiva a ser removida.
É possível visualizar o resultado antes da plástica periodontal?
Para otimizar o resultado final, o ensaio restaurador (test drive do sorriso) pode ser colocado na boca do paciente, permitindo que ele visualize o resultado antes de prosseguir com a cirurgia periodontal.
Na foto 2, pode observar o resultado após a instalação do test drive do sorriso. É algo provisório que guiará a plástica periodontal.
Existe um tempo de cicatrização?
A recuperação pós plástica gengival é relativamente rápida e simples. É normal que o paciente sinta um leve desconforto no primeiro dia, mas o que determina o período de cicatrização depende da técnica, que pode ser feita com ou sem laser de diodo. Esse equipamento é uma tecnologia inovadora que a equipe da Dra Paula Cardoso usa para melhores resultados e um pós operatório melhor.
Para a reabilitação estética após a cirurgia de plástica gengival deve ser realizada com resina composta ou cerâmica?
Ambas podem ser utilizadas, mas independente do tipo de material utilizado, o importante mesmo é aguardar o tempo de cicatrização para manutenção da saúde periodontal.
Na foto 3 e 4 você irá visualizar um resultado fantástico que só foi possível ser alcançado com a atuação interdisciplinar da equipe da Dra Paula Cardoso, que atua com o objetivo único de manter a saúde e beleza da estética branca (dentes) e a vermelha (gengiva).
Não tratamos apenas de dentes, mas tratamos de uma pessoa que envolve face, lábios, gengiva e por fim o dente. Ou seja, a odontologia reabilitadora envolve a macro e micro estética!
Por: Profa. Dra. Paula Cardoso
Cirurgiã Dentista
CRO/GO: 7676