Teste do Olhinho

teste-olhinho

O seu bebê nasceu, e um mundo novo se apresenta para vocês papais. São tantas dúvidas e curiosidades que muitas vezes ficamos perdidos, sem saber como começar os cuidados da vida que se inicia. Quando damos conta estamos com a famosa caderneta do bebê com várias páginas em branco; e alguns testes por fazer. Sim, são vários testes que seu bebê passará com profissionais diferentes para ter certeza que tudo está bem para sua nova vida. São testes do olhinho, da orelhinha, da linguinha, do pezinho, do coração; sem falar com a consulta com o pediatra. Então, vamos falar sobre o teste do olhinho.

 

Quem faz o teste do olhinho?

O teste do olhinho ampliado será realizado pelo oftalmologista com aparelhos especiais após dilatação (uso de colírio). O teste do olhinho simplificado é um exame de triagem geralmente na maternidade pelo pediatra

 

Qual é a data ideal para fazer o teste do olhinho ampliado ou teste do reflexo vermelho ou apenas teste do olhinho?

O ideal é o período de 30 dias após o nascimento

 

Por que fazer o teste do olhinho?

Para diagnosticar, prevenir e se for o caso tratar algumas doenças oculares que podem levar ao prejuízo do desenvolvimento da visão do seu bebê, ajuda a diagnosticar diferentes problemas oftalmológicos, de catarata a câncer.

 

O que podemos prevenir com este exame?

 

  1. Alguns tipos de catarata como a congênita;
  2. Estrabismo;
  3. Olho preguiçoso (ambliopia);
  4. Lacrimejar excessivo por obstrução lacrimal;
  5. Graus refrativos variados (miopia, astigmatismo e hipermetropia);
  6. Tumores oculares como o retinoblastoma um tipo de câncer em crianças;
  7. Malformação do Congênita dos olhos como nervo óptico, íris e retina;
  8. Glaucoma congênito;
  9. Hemorragias (sangramento na retina por exemplo);
  10. Outras doenças que prejudicam o desenvolvimento da visão e o estabelecimento pleno da saúde ocular do seu filho.

 

Como é realizado o exame?

O teste do olhinho não dói e é rápido, sendo realizado com muito carinho, e muitas vezes com bebê dormindo ou até mesmo mamando.  O oftalmologista realizará uma série de exames através de um aparelho que projeta uma luz nos olhos do recém-nascido. Quando essa luz é refletida significa que as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis. E aliada a uma lente especial consegue ver as estruturas/ partes dos olhos como nervo óptico, retina, cristalino, córnea e íris.

Assim, papais e mamães Não deixe para depois o exame do teste do olhinho. Pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil podem ser prevenidas ou tratáveis se forem detectadas precocemente, antes de se agravarem.

 

Por: Dra. Letícia Dourado
Oftalmologia
CRM/GO: 11790 | RQE: 6010
  • coe-ortopedia-especializada
Rolar para cima