Hidratação:
O que pode para gestante?
- Água termal;
- Manteiga de carité;
- Óleo de amêndoas;
- Óleos minerais;
- Ácido hialurônico.
Estes ativos hidratam e fortalecem a barreira protetora da pele de forma segura para as grávidas. O ácido hialurônico ajuda também a preservar a hidratação e também a melhorar a qualidade do colágeno.
Evitando a desidratação, situação que contribui para o aparecimento e intensificação das tão temidas das grávidas: as estrias. É preciso ter cuidado para não utilizar produtos sem eficácia
Caprichar na dose do creme , massagear pelo menos duas vezes ao dia, regiões mais afetadas, geralmente: barriga, coxas, pernas, glúteos, e mama.
O que não pode?
- Uréia maior que 3 %
Este ativo aumenta a penetração de outros ativos na pele, podendo trazer riscos a gravida e/ou ao bebê.
Colocar o desenho de uma lâmpada acesa:
Dica: Não esqueça de beber, pelo menos, 2 litros de água ao longo do dia.
Proteção Solar
Benefícios da proteção solar: Previne o surgimento de manchas de melasma, além do foto envelhecimento, ressecamento e até câncer de pele.
O que pode?
- Preferir filtros solares físicos, de preferência com cor, para face;
- FPS acima de 50;
- Amplo espectro.
O que não pode?
- Se expor muito ao sol independentemente do uso de proteção solar;
Porque não pode?
Muitas vezes, a aplicação do produto não é feita adequadamente, ou acontece o esquecimento da reaplicação. Isso aumenta o risco das manchas de melasma, além de causar queimaduras e câncer de pele.
Dica: Se você já tem histórico pessoal e/ou familiar de Melasma dê preferências a filtros solares físicos e sempre com cor ( base).
Agende uma consulta com seu Dermatologista, para saber sobre os ácidos, clareadores (ácido kójico, ácido azeláico), vitamina C que podem ser usados na tentativa de “conter o melasma “ , dependendo do caso e da época da sua gestação.
Dica: Se for expôr ao sol use chápeus de abas largas , óculos com proteção UV, roupas com mangas longas, de preferência com proteção UV, além da reaplicação 2/2 horas do filtro em todas áreas expôstas ao sol.
Tratamento anti-idade e anti-acne:
Benefícios: ajudam a manter a pele do rosto saudável, viçosa e lisinha durante a gravidez.
O que pode?
- Ácido hialurônico;
- Zinco;
- Antioxidantes;
- Vitamina C e E.
O que não pode?
- Ácido Salicílico;
- Ácido retinóico;
Porque não pode?
A pele fica mais reativa durante a gravidez e qualquer estimulo irritativo aumenta dilatação dos vasos, levando a sensibilidade. Estes ácidos promovem a renovação celular através da descamação, o que pode causar o problema.
As oscilações hormonais típicas deste período tendem a provocar o aparecimento de cravos , espinhas, aumento de poros, oleosidade – mesmo para mulheres que nunca tiveram esse problema.
Dica para gestantes
As gestantes devem optar por produtos que são capazes de amenizar a acne, desobstruir os poros e diminuir a produção de sebo, mas nunca utilizar aparelhos estéticos de alta frequência, peelings com ácidos e aplicação de toxina botulínica.
Além do obstetra, é importante incluir o médico dermatologista no pré-natal. Assim, a mulher grávida poderá garantir os cuidados da sua pele, evitando qualquer tipo de risco e insegurança para essa fase linda que precisa ser curtida de forma segura e feliz! Por essa razão, antes do processo de engravidar, já programe o seu botox, seu bioestimulador de colágeno, enfim, o seu procedimento que tanto deseja antes.
Para que você aproveite essas fases lindas de gravidez, amamentação se sentindo mais linda e que merecem mais cuidado ainda.