Como é realizado o tratamento de Varizes com o Laser Transdérmico?
O laser transdérmico é um método não invasivo de tratamento das varizes em que um pulso de luz muito específico (de alta energia) é aplicado na direção do vaso doente.
Dessa maneira ele é capaz de aquecer, em um curtíssimo período de tempo, o sangue dentro das veias promovendo uma contração das mesmas e, consequentemente, suas oclusões.
De acordo com o calibre e a profundidade dos vasos a serem tratados, altera-se parâmetros no aparelho para que seja oferecida a quantidade de energia necessária para eliminá-los.
Em muitos casos podemos associar as “aplicações” (escleroterapia química) ao laser para oferecer um resultado mais eficiente.
O tratamento é praticamente indolor, não há necessidade de anestesia e, para reduzir ainda mais qualquer desconforto, utilizamos um resfriador de pele.
Quais as indicações deste tratamento?
O laser transdérmico trata as varizes, microvarizes e telangiectasias (os famosos “vasinhos” ou “aranhas vasculares”).
É interessante frisar que o tratamento com o laser não é restrito aos vasos das pernas. Podemos tratar, inclusive, vasinhos no rosto e até mesmo as malformações vasculares.
Como deve ser os cuidados antes e após o tratamento?
É importante no período pré e pós tratamento evitar a exposição ao sol e fazer uso constante de filtro solar e cremes hidratantes.
A recuperação do tratamento é rápida, e no mesmo dia, a paciente já pode voltar a sua rotina normal, sem repouso, sem a necessidade de internação hospitalar e sem limitação de suas atividades habituais.
Por: Dr. Marcus Vinícius Bittencourt
Cirurgia Vascular
CRM/GO: 26282 | RQE: 14102
Acompanhe mais artigos e matérias em nossa revista sobre saúde e bem-estar.