Amamentação: 10 dicas para este desafio da maternidade

Amamentação 10 dicas para este desafio da maternidade

Amamentar é um dos grandes desafios da maternidade! Com certeza, você já escutou essa frase! E tenho que concordar! Mas, por que?! Porque a amamentação é algo aprendido e não inato! São tantos os fatores que podem interferir, que com certeza, esse é um tema que precisamos abordar!

Quando nos tornamos mães, encerramos um ciclo da nossa vida! Nascemos em uma nova função, temos que nos adaptar à uma nova realidade, entender que a maternidade é também um exercício de entrega ao outro, nos faz questionar sentimentos obscuros que trazemos dentro de nós, e por isso, o puerpério e o amamentar são tão desafiadores. Não é fácil lidar com o turbilhão de emoções que esse momento nos impõe. E saber lidar com frustrações em relação às várias expectativas que criamos é um desafio enorme. Por isso, devemos nos preparar para ser mãe!

Confira as 10 dicas sobre amamentação

Confira as 10 dicas que a Dra. Loretta Campos separou sobre amamentação
Confira as 10 dicas que a Dra. Loretta Campos separou sobre amamentação

1ª dica: estude, faça cursos, leia sobre amamentação.

2ª dica: organize sua rede de apoio! Digo, que mais da metade do sucesso no aleitamento, com certeza, está em quem está junto nessa caminhada. Desde o profissional até os familiares que estão ao seu lado!

3ª dica: bebê de peito não tem que mamar de 3/3 horas, desapegue desse número criado para bebês de mamadeira e que usam fórmula. O leite materno tem uma digestão muito mais rápida, isso faz, com que o bebê demande mamadas com intervalos mais curtos, a cada 2-3 horas do início da mamada!

4ª dica: quem dera se o nosso peito fosse transparente e em ml registrados. Mas infelizmente, não é! Então, como vamos saber que o bebê está mamando bem? Ele precisa à partir de 6 dias de vida, fazer 6 fraldas de xixi em 24 horas e fazer cocô todos os dias nesse primeiro mês. Se fala muito que o bebê de peito pode ficar até 7 dias sem evacuar, mas isso não se aplica aos primeiros dias de vida.

5ªdica: aprenda o que é sucção eficaz! O bebê precisa estar ao peito e fazer movimentos amplos de sucção.

6ª dica: se o seu peito machucou, faça laser terapia que ajuda muito na cicatrização. Além disso, você deve colocá-lo para mamar em diferentes posições. Isso faz com que a pressão da língua se alterne e ajude a cicatrizar a ferida.

7ª dica: não use absorventes de seios ou conchas. Isso pode levar à candidíase mamária, com fissuras, ardências e vermelhidão dos mamilos.

8ª dica: se você fez cirurgia de redução de mama, você pode passar por mais dificuldades no aleitamento materno. Por isso, você obrigatoriamente precisa de alguém para te apoiar e ajudar.

9ª dica: os seus seios não serão enormes todo o período que você amamentar. Esses peitões estão presentes só mais no início do aleitamento materno. Após algumas semanas o seu seio voltará praticamente ao tamanho normal. Além do que, o tamanho do seio não quer dizer que você vá ter muito ou pouco leite.

10ª dica: nós não somos estoque de leite. Somos uma fábrica! Então, quanto mais o bebê sugar mais você irá produzir!

Enfim, espero que após você terminar essa leitura, você consiga internalizar que para amamentar precisamos “PEITAR” muito! O aleitamento não é, muitas vezes, aquela história colorida e linda das redes sociais, informar essa mulher que está gerando essa nova vida é fundamental! Isso faz uma enorme diferença!

Do mais, todos nós estamos aprendendo a ser pais, estamos todos juntos nessa viagem. Se entregar nesse aprendizado nos faz mergulhar na oportunidade mais linda de crescermos como seres humanos. Ser mãe, com certeza, é a melhor escolha de uma vida!

Por: Dra. Loretta Campos

Pediatria

CRM/GO: 10819 | RQE: 5373

  • lana-bezerra-vitalux-revista-goiania
Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também