Taping: o que é e qual a sua importância na cirurgia plástica

Taping o que é e qual a sua importância na cirurgia plástica

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar, acredito que já tenha visto por aí fotos de alguém usando umas “fitas coloridas” coladas no corpo, certo?

Pois bem, aquelas bandagens são um dos recursos utilizados no pós operatório, chamadas de Taping.

Quando você começa a planejar a sua cirurgia plástica, certamente surge algumas dúvidas em relação ao pós operatório. Afinal é um período que necessita de cuidados para prevenir complicações e desconforto, garantindo assim uma recuperação segura e rápida.

Dentre os recursos que a fisioterapia especializada utiliza, sem dúvida o Taping vem se destacando por ser um grande aliado para agilizar no processo de recuperação cirúrgica.

O que é o Taping e em quais Cirurgias Plástica ele pode ser utilizado?

Saiba como o taping pode ser um grande aliado a cirurgia plástica
Saiba como o taping pode ser um grande aliado a cirurgia plástica

Ele é uma bandagem elástica e contensiva de algodão com elastano, que atua no sistema sensorial e diminui a dor pós procedimento cirúrgico, além de preservar a mobilidade do corpo reduzindo eventuais chances de complicações como edemas (inchaço), hematomas e equimoses (roxos), seromas (acúmulo de líquidos) e fibroses (cicatrizes internas).

Não há medicamentos na sua composição. Os resultados são baseados na fisiologia e na forma como ele é aplicado, somando direção e tensão correta. Sua maior recomendação está nas seguintes cirurgias:

  • Abdominoplastia;
  • Lipoaspiração;
  • LipoHD;
  • Mamoplastia;
  • Mastopexia;
  • Mastectomia;
  • Cirurgias faciais.

Além de prevenir complicações, ajuda a garantir o melhor resultado esperado

Esta técnica também não é realizada de forma isolada, ela é associada a outros recursos para que você tenha um resultado de excelência.

A aplicação do Taping pode ser realizada em momentos diferentes, como: ainda em centro cirúrgico ou em âmbito hospitalar (intraoperatório), no pós operatório imediato e no tardio. Podendo o Taping ficar até 7 dias na pele sem a necessidade de ser trocado. Mas, apenas o seu fisioterapeuta poderá determinar o tempo correto para a troca.

Não se assuste com esse tempo, o material permite que você tome banho normalmente sem perder sua efetividade.

Considere o Taping em sua Cirurgia Plástica

O Brasil é considerado o país que mais realiza cirurgia plástica e procedimento estético no mundo, e os cuidados adotados no pós operatório são fundamentai para prevenir possíveis complicações e permite que você se recupere de forma mais rápida, eficiente e funcional para voltar à suas atividades rotineiras do dia a dia

Converse com o seu médico, busque um tratamento especializado e invista na sua Cirurgia Plástica!

Por: Dra. Indalécia Vieira

Fisioterapeuta

Crefito: 202632F

  • dr-charles-esteves-angilogista-goiania
Gostou? Compartilhe!
Você vai gostar também