É a especialidade médica que cuida da saúde do idoso, buscando promover um envelhecimento saudável. A Geriatria abrange os cuidados de promoção, prevenção e tratamento de doenças de forma precoce, além de reabilitação clínica quando necessário.
Geralmente, a consulta com o geriatra é mais demorada, pois este médico pode realizar diversos testes, como os que avaliam a memória e capacidade física do idoso, além de fazer uma avaliação ampla, que envolve, além da saúde física, também as questões emocionais e sociais.
Frequentemente, atua em conjunto com equipe multidisciplinar, como enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos, a fim de promover um envelhecimento ativo e independente pelo máximo de tempo possível.
A Medicina Geriátrica é uma ciência que avança a cada dia, propiciando longevidade com melhor qualidade de vida para a população idosa.
Qual a idade para ir ao Geriatra?
A idade recomendada para ir ao geriatra é a partir dos 60 anos, no entanto, não há impeditivo para que pacientes de 40 ou 50 anos se consultem a fim de prevenir os problemas da terceira idade.
Quando devo consultar um Geriatra?
Existem basicamente três situações para se procurar um geriatra:
- A primeira é preventiva, para orientação sobre como envelhecer de forma saudável;
- A segunda é para o acompanhamento do processo ativo e natural de envelhecimento;
- E a terceira é para o acompanhamento de doenças nessa fase da vida, evitando novas sequelas e reabilitando as já existentes.
Onde atua o Geriatra?
O geriatra atende em consultórios, hospitais, domicílios ou em instituições de longa permanência / asilos.
Quais doenças o Geriatra trata?
O Geriatra lida com doenças como as demências, a hipertensão arterial, o diabetes e a osteoporose. Trata de quadro de confusão agudo, chamado de delirium, que caracteriza uma emergência dentro da geriatria e também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas. O geriatra também fornece cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura.
Qual a visão do médico Geriatra?
Para o geriatra, o tratamento bem sucedido é aquele que além do controle das doenças, visa preservar a autonomia (capacidade de escolher) e a independência (capacidade de executar) do idoso.
O geriatra tem importância no processo de envelhecimento do idoso semelhante ao que o médico pediatra tem durante a infância e o desenvolvimento do indivíduo.
Lembre-se que acompanhamento médico periódico oferece melhor qualidade de vida por um período mais longo.
Por: Dra. Flávia Bueno da Fonseca
Médica Geriatra
CRM/GO: 14830 | RQE: 9757
Acompanhe mais artigos e matérias em nossa revista sobre saúde e bem-estar.