Estou grávida e gostaria de saber como cuidar dos meus cabelos nesse período e no pós parto? “Na gestação todo o corpo passa por mudanças, inclusive os cabelos. Geralmente, nesse período, devido as alterações hormonais os cabelos param de cair e passam por uma fase de nascimento, aumentando o volume total de cabelos da mamãe. No pós parto, também por alterações hormonais a mulher geralmente passa por uma queda de cabelo que costuma assustar muito as mamães.”, explica a Dra. Lorena Dourado Alves, dermatologista com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e com formação em Tricologia (ciência que estuda o cabelo) pela Faculdade de Medicina do ABC e pela USP.
A queda de cabelo no pós parto ocorre por alterações hormonais que levam a um grande número de folículos pilosos a mudarem rapidamente de fase no ciclo capilar, levando a um aumento da queda. “É o que chamamos de Eflúvio Telógeno, que pode começar no final da gravidez, mas frequentemente inicia-se de dois a cinco meses após o parto caracterizando-se por intensa queda de cabelo que dura em média de um a cinco meses”, explica a Dra. Lorena.
A Dra. Lorena ressalta ainda que na maioria das mulheres a queda de cabelo pós-parto cessa com reposição total dos fios, portanto, diante do diagnóstico de Eflúvio deve-se manter a calma, já que sabe-se que é uma fase passageira. “O importante é tomar os devidos cuidados para se manter saudável. Deve-se eliminar as causas agravantes da queda de cabelos como infecção, anemia, estresse ou qualquer outro motivo que leve a uma piora na queda. Tenha uma alimentação balanceada evitando as deficiências nutricionais e repondo qualquer falta, se necessário”, ensina.
Na gestação, todo seu organismo passa por alterações hormonais e é geralmente um momento ótimo para os cabelos, momento com grande crescimento e quase nenhuma queda. Durante a gestação o importante é manter os cuidados básicos com os cabelos para mantê-los bonitos e saudáveis, orienta a Dra. Lorena Dourado.
A Dra. Lorena relembra que existem inúmeras causas que podem danificar os cabelos ocasionalmente ou de forma continuada, como por exemplo a maneira que lavamos, penteamos, as químicas, o sol, a poluição entre outras, e mantê-los sempre saudáveis e bonitos, principalmente na fase do pós parto, que é quando seu tempo fica mais reduzido, não é tarefa fácil!
A receita para ter cabelos sadios e com boa aparência inicia-se, segundo a Dra. Lorena, com os cuidados em relação à lavagem. Lave bem as raízes e o couro cabeludo, utilizando os condicionadores apenas nas pontas. Não existe uma quantidade certa de lavagem; quem tem cabelo seco pode lavar com uma frequência menor, quem tem cabelo oleoso deve lavar com uma frequência maior. Quando lavamos com uma frequência maior devemos utilizar shampoos que ressequem menos os cabelos e usar condicionadores para hidratar os cabelos. O uso frequente de secadores ou chapinhas é ruim, pois estes aquecem a haste do fio podendo gerar bolhas que deixam os cabelos fracos e sem brilho.
Na fase de gestação e amamentação é preciso evitar as químicas como alisamentos, relaxamentos, etc. Antes de fazer qualquer química, mesmo as tinturas, consulte seu dermatologista e ginecologista para que estes avaliem quando será o melhor momento e qual o produto mais indicado, alerta a Dra. Lorena Dourado.
A orientação principal para quem apresenta cabelos fracos, sem brilho, com aparência de pouca vitalidade, com queda ou outro problema é que procure um Dermatologista com Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para que este faça uma avaliação clínica do cabelo, investigue as causas e inicie, se necessário, seu tratamento o mais precocemente possível.
“Fique tranquila, pois aos poucos, na maioria das mulheres, a queda vai parar e o cabelo vai voltar a ficar bonito e saudável. O mais importante é curtir esse momento único e tão especial da sua vida da melhor maneira possível!”, conclui a Dra. Lorena Dourado.
Por: Dra. Lorena Dourado Alves
Médica Dermatologista
CRM/GO 11663 | RQE 7207